Governo do Estado inaugura obras de melhoria no sistema de esgotamento sanitário em Arujá

Ampliação dos serviços beneficia 4,6 mil moradores de três bairros do município, com melhoria das condições sanitárias e ambientais

sáb, 15/05/2010 - 9h06 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo entregou neste sábado, 15, em Arujá, obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município. O empreendimento foi financiado com recursos federais e estaduais, por meio da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Na ocasião, estiveram presentes a secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, e o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira.

As obras, com término em maio de 2010, beneficiam diretamente 4,6 mil moradores dos bairros Jardim Pinheiro, Mirante de Arujá e parte de Arujamérica. No local, foram implantados 2.700 m de coletor-tronco, 12,5 km de rede coletora de esgotos e 923 ligações domiciliares de esgotos. Os efluentes serão enviados para a Estação de Tratamento de Esgotos de Arujá, inaugurada em 2004 e com capacidade para tratar 150 l/s.

O município de Arujá conta com 100% de abastecimento de água, 37% de coleta de esgotos e 97% de tratamento dos esgotos coletados. Com a conclusão dessas obras, o índice de coleta de esgotos no município passa para 41%.

O investimento total é de R$ 3,34 milhões. Além desse empreendimento, estão em andamento na cidade o assentamento de 7,9 km de redes coletoras de esgotos, a implantação de 562 ligações domiciliares e a construção de uma estação elevatória de esgotos, que beneficiarão moradores dos bairros Jardim Emília e Vila Pilar, com conclusão prevista para agosto de 2010.

Da Sabesp