Governo do Estado inaugura 243ª Base de Policiamento Comunitário

Secretário da Segurança Pública anuncia 30 bases policiais móveis para a Zona Leste

sáb, 16/09/2000 - 16h47 | Do Portal do Governo

Secretário da Segurança Pública anuncia 30 bases policiais móveis para a Zona Leste

Representando o governador Mário Covas, o secretário de Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, inaugurou neste sábado, dia 16, no bairro de Ermelino Matarazzo, na Zona Leste da Capital, a 243ª Base de Policiamento Comunitário do Estado de São Paulo. São 48 bases na Capital, 37 na Região Metropolitana e 158 no Interior e Litoral. Petrelluzzi também anunciou que a partir do próximo mês entrarão em funcionamento mais 30 bases policiais móveis na Zona Leste. “As bases móveis vão indicar os locais mais adequados para instalarmos futuras bases fixas de policiamento comunitário”, disse o secretário.

As Bases Comunitárias têm a função de atender ocorrências criminais e devem desafogar o distrito policial da região onde está instalada. Desde a implantação deste programa, há três anos, os postos instalados em 156 localidades beneficiam cerca de 12,3 milhões de pessoas. A polícia comunitária tem apresentado resultados eficientes, além dos táticos e estratégicos, em questões como melhoria de padrão de serviços prestados, redução de custos operacionais, ampliação e desempenho pessoal, melhoria dos níveis de satisfação da comunidade em relação aos serviços prestados pelos agentes de segurança pública e maior comprometimento entre agentes e a população.

O padre Ticão, líder comunitário da região, entregou um pedido para o aumento do efetivo policial na Zona Leste. Petrelluzzi explicou que o Governo pretende colocar mais policiais na região, mas que isso demanda um certo tempo, pois para formar um bom policial é preciso pelo menos um ano de treinamento. Ele lembrou que o Governo Covas já aumentou em 35% os efetivos das polícias Civil e Militar do Estado.

Desde 1995, o Governo Covas investiu R$ 343 milhões na área de Segurança Pública, um recorde na história do Estado. Os recursos foram aplicados na compra de viaturas, helicópteros, armas, coletes à prova de bala, algemas, além de equipamentos de informática, telecomunicações e laboratórios. Melhor equipada, a Polícia de São Paulo se tornou mais eficiente. Nesse período, por exemplo, as prisões mensais passaram de duas mil para cerca de dez mil, elevando o número de detentos de 53 mil para 90 mil em todo o Estado.

Estavam presentes os secretários Olavo Sant’Anna, da Casa Militar, e Edsom Ortega, da Assistência e Desenvolvimento Social, e o comandante geral da Polícia Militar, Cel Rui César Melo.

A Base de Policiamento Comunitário de Ermelino Matarazzo fica na Praça da Paz, na Rua Miguel Rachid com a Rua Vitória Simionato.

Simão Molinari / Fernanda Spinelli