Governo do Estado entrega unidade do Poupatempo em Caraguatatuba

Com capacidade para 59 mil atendimentos mensais, novo Posto vai atender mais de 279 mil cidadãos, moradores dos quatro municípios do litoral norte

qui, 28/10/2010 - 14h30 | Do Portal do Governo

O governador Alberto Goldman inaugurou nesta quinta-feira, 28, o Poupatempo Caraguatatuba, 18º posto da Central de Atendimento ao Cidadão do Governo paulista. 

Instalada em área de 1.800 m² cedida pela prefeitura do município, a unidade tem capacidade para realizar 2,7 mil atendimentos diários e 59 mil mensais, e conta com uma equipe de 95 funcionários, distribuídos entre contratados e servidores públicos.

“Essa unidade do Poupatempo torna a vida de todos mais fácil. Ao invés de ficar procurando em cada lugar para tirar um documento, refazer um documento, seja carteira de habilitação ou RG, facilita estando tudo num local só. A pessoa vem aqui e tira todos eles”, afirmou o governador Alberto Goldman.

O Poupatempo Caraguatatuba atenderá a população de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, e vai oferecer mais de 50 serviços presenciais e dois mil eletrônicos, prestados por seis órgãos: Acessa SP (acesso gratuito à Internet), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos), Instituto de Identificação (IIRGD), Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e Banco do Brasil.

O investimento total para a implantação e gestão da unidade, cujas obras foram iniciadas em junho deste ano, é de R$ 26,5 milhões, valor a ser desembolsado pelo Estado em 60 parcelas mensais (cinco anos), e que engloba o investimento para a implantação e o custeio total da manutenção do posto ao longo de todo este período.

Novas ferramentas de modernização

O Poupatempo Caraguatatuba abre as portas para a população já contando com diversos novos mecanismos que estão modernizando e otimizando ainda mais os serviços do Programa: o Sintonia, sistema que monitora os tempos de execução dos serviços em mesa e coleta a opinião do cidadão sobre o atendimento recebido, estará instalado em 16 máquinas, fazendo a gestão dos serviços do Instituto de Identificação, Detran e Secretaria do Emprego, e os terminais eletrônicos para o pagamento da taxa de emissão da 2ª via do RG por meio de cartão de débito, que eliminam a necessidade de o cidadão passar pelo Banco. 

Expansão do Programa Poupatempo

Com a inauguração do Poupatempo Caraguatatuba, o Programa passa a contar com 18 Postos Fixos. Seis deles (Osasco, Santos, São José do Rio Preto, Jundiaí, Taubaté e Piracicaba) foram entregues em menos de dois anos e fazem parte de um grande Plano de Expansão do Governo de SP, que prevê ainda a implantação de Unidades nos municípios de Araçatuba, Araraquara, São Carlos, Rio Claro, Franca, Marília, Presidente Prudente, Sorocaba, Tatuí, Botucatu, Mogi das Cruzes, além de Cidade Ademar e Lapa, ambas na capital paulista.

Somente com o final desta primeira fase, a capacidade diária de atendimento do Programa Poupatempo será ampliada em 50%, passando dos 95 mil atendimentos realizados à época do anúncio da expansão, em outubro de 2007, para mais de 140 mil atendimentos diários. Com a entrega dos sete primeiros postos desta expansão, a capacidade diária do Programa será superior a 124 mil.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação. Desde a inauguração do primeiro Posto, em 1997, o programa prestou mais de 264 milhões de serviços.

Serviço

Poupatempo Caraguatatuba
Endereço: Av. Rio Branco, 955 – Bairro Indaiá
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.
Informações sobre os serviços: Disque Poupatempo 0800 772 36 33, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h.
Na Internet: www.poupatempo.sp.gov.br

Da Secretaria de Gestão Pública e do Poupatempo