Governo do Estado entrega quatro creches no município de Franca

Secretaria Estadual da Educação investiu R$ 6,5 milhões nas construções; unidades devem beneficiar 520 alunos

qui, 13/08/2020 - 20h29 | Do Portal do Governo

Nesta terça (11) e quarta-feira (12), o Governo de São Paulo entregou mais quatro unidades do Programa Creche Escola no município de Franca. Em todo estado já são 87 creches escolas inauguradas nesta gestão.

As construções foram realizadas graças ao investimento de mais de R$ 6,5 milhões do Governo do Estado, em parceria com a prefeitura local. As inaugurações ocorreram virtualmente com transmissão pelo Facebook.

Confira os nomes e bairros das unidades:

– Creche Escola Raimundo Cordeiro – Residencial Paraíso

– Creche Escola Professor Lener Eustáquio Pereira – Jardim Cambuí

– Creche Escola Professora Luciene Ribeiro Mendonça Correa Dias – Jardins Martins/Eldorado

– Creche Escola Professora Rosely Amália Paludetto Minicucci – Parque das Esmeraldas

Os prédios podem atender até 130 crianças, cada, de 0 a 5 anos e possuem salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. As construções também respeitam todas as normas de segurança e de acessibilidade.

Programa Creche Escola

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida.

A Pasta, por sua vez, efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da Prefeitura, quanto da FDE.

Com o projeto, o Governo do Estado espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 420 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 190 estão em execução. Na região de Franca já foram entregues 14 equipamentos e outra unidade está em obras com previsão de 130 novas vagas.

Ensinos Fundamental e Médio

A Diretoria de Ensino de Franca conta com 69 escolas estaduais e mais de 35 mil alunos nos ensinos fundamental e médio. Dentre as unidades, 17 adotam o modelo de tempo integral e oferecem uma grade horária superior a sete horas por dia. Há, ainda, 8 unidades do Centro de Estudos de Línguas (CEL), com aulas gratuitas de idiomas.