Governo do Estado entrega projeto de modernização do sistema de comunicação e informática da Polícia

Programa foi entregue ao ministro da Justiça, José Gregori, pelo secretário estadual da Segurança Pública, Marco Vinício Petrelluzzi

ter, 25/07/2000 - 20h14 | Do Portal do Governo

O secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Marco Vinicio Petrelluzzi, entregou nesta terça-feira, dia 25, em Brasília, ao ministro da Justiça, José Gregori, o projeto de modernização do sistema de comunicação e informática da Polícia de São Paulo. A implantação das medidas propostas representa, segundo o secretário, “um salto de qualidade do ponto de vista da investigação e da rapidez do serviço que a polícia poderá prestar ao cidadão”. Além disso, possibilitará a aceleração do processo de integração entre as polícias Civil e Militar e que vem mostrando resultados positivos na atuação das corporações.

O projeto apresentado ao ministro José Gregori prevê, entre outras iniciativas, que cada viatura deverá contar com um sistema de comunicação embarcada. Isto, na prática, vai facilitar muito a vida do cidadão. “Vamos imaginar que aconteceu um crime em uma rua. Ao chegar, o policial fará o registro da ocorrência na própria viatura. A vítima receberá uma senha, com a qual, em qualquer quiosque de Internet, poderá receber o B.O. (Boletim de Ocorrência)”, exemplificou Petrelluzzi.

O secretário destacou ainda que o projeto prevê ainda a implantação de um sistema automático de localização de viaturas. “A qualquer momento, bastará consultar a tela do computador para se saber, em tempo real, onde se encontra cada viatura da Polícia”, explicou.

O Plano de Modernização, orçado em torno de R$ 100 milhões, vai facilitar também o policiamento a pé, pois atualmente a comunicação é feita por meio da utilização de celular ou telefone comum. Além disso, não há conexão automática das viaturas. “Hoje em dia, para o policial, o rádio é mais importante que a arma, pois o rádio lhe dá a garantia de que não está sozinho”, finalizou o secretário.