Governo do Estado entrega estação de tratamento de esgoto em São João da Boa Vista

A cidade já tem 100% de água tratada

sex, 16/02/2001 - 18h04 | Do Portal do Governo

A cidade já tem 100% de água tratada

A população de São João da Boa Vista que já se beneficia de água 100% tratada, ganhou nesta sexta-feira, dia 16, uma Estação de Tratamento de Esgotos. A obra, inaugurada pelo governador em exercício, Geraldo Alckmin, teve custos de R$ 10 milhões e vai garantir 96% de esgoto tratado. A nova unidade inclui a construção de duas lagoas aeradas, duas lagoas de secagem de lodo, uma câmera de desinfecção e três estações elevatórias.

Alckmin disse que tratar esgotos é uma ação importantíssima que extrapola o âmbito do saneamento ambiental e entra no campo das realizações de saúde preventiva. ‘Em cada dez leitos dos hospitais brasileiros dois são ocupados por pessoas que contraíram doenças transmitidas por água não tratada’, disse, ressaltando que nos três níveis de governo, o Brasil gasta R$ 40 bilhões na área de saúde pública.

Segundo informou o governador em exercício, as obras complementares que irão possibilitar tratamento de 100% do esgoto coletado já estão com 99% dos trabalhos concluídos e em breve estarão funcionando. ‘Quando isso acontecer, o Rio Jaguari, que é a fonte de abastecimento dessa região, deixará de receber poluição em suas águas’, observou. Alckmin sugeriu ao prefeito da cidade, Laert de Lima Teixeira, que convide as escolas para visitar a Estação onde os alunos poderiam receber aulas de educação ambiental e aprender como é feito o tratamento de esgotos nas suas várias etapas. ‘Assim eles ficariam sabendo que esse tipo de benefício reduz a mortalidade infantil e melhora a saúde das pessoas’.

Lembrando que muitos governantes não investem em obras que ficam enterradas, como o saneamento, porque não rendem votos. Alckmin disse que o objetivo do Governo é chegar a 100% de água e esgotos tratados em todo Estado. E reafirmou que todos os investimentos da Social Democracia são voltados para a área social, destacando as parcerias com prefeituras. ‘Vou aproveitar que aqui estão vários prefeitos da região para, em nome do governador Mário Covas, fazer boas parcerias. Mas, não se pode esquecer que parceria tem que ter dois lados’, disse Alckmin.

Para o prefeito Laert de Lima Teixeira, é um privilégio morar em uma cidade com esse nível de saneamento. ‘Agora, com essa Estação, nosso município entrou no rol dos 10% de cidades brasileiras que possuem esgoto tratado’, disse agradecendo ao Governo do Estado a atenção que São João da Boa vista tem merecido.