Região de José Bonifácio ganha nova unidade de Creche Escola

Secretaria Estadual da Educação investiu R$ 1,6 milhão na construção em Planalto; unidade deve beneficiar 70 alunos

sex, 07/08/2020 - 14h23 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (6), o Governo de São Paulo entregou mais uma unidade do Programa Creche Escola na região de José Bonifácio. Trata-se da 80ª unidade da atual gestão e sua construção, no município de Planalto, foi realizada graças ao investimento de mais de R$ 1,6 milhão da Secretaria Estadual da Educação em parceria com a prefeitura local.

A inauguração ocorreu virtualmente com transmissão pelo Facebook. A Creche Municipal Professor José Marcos de Paula tem capacidade para atender 70 crianças de 0 a 5 anos.

O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A unidade também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

Programa Creche Escola

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida.

A pasta, por sua vez, efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da Prefeitura, quanto da FDE.

Com o projeto, o Governo do Estado espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 413 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 191 estão em execução. Na região de José Bonifácio já foram entregues 15 unidades e outras 5 estão em obras com previsão de 650 novas vagas.

Ensinos Fundamental e Médio

A Diretoria de Ensino de José Bonifácio conta com 29 escolas estaduais e mais de 15 mil alunos nos ensinos fundamental e médio. Dentre as unidades, duas adotam o modelo de tempo integral e oferecem uma grade horária superior a sete horas por dia. Há, ainda, outras duas unidades do Centro de Estudos de Línguas (CEL), com aulas gratuitas de idiomas.