Governo do Estado entrega 52ª unidade do Qualis na Capital

Três equipes médicas farão atendimento domiciliar para cerca de 12 mil pessoas

dom, 15/07/2001 - 15h54 | Do Portal do Governo


Três equipes médicas farão atendimento domiciliar para cerca de 12 mil pessoas

A zona Leste da cidade de São Paulo passa a contar a partir de hoje com a 25ª unidade do Qualis – Programa Médico da Família. A inauguração foi realizada pelo governador Geraldo Alckmin, acompanhado do ministro da Saúde, José Serra, e do secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes. O Programa Qualis foi criado em 1996 pelo governo Covas-Alckmin e tem ênfase na medicina preventiva, com equipes médicas orientando e atendendo a população da periferia paulistana.

Centenas de moradores da Vila 1º de Outubro acompanharam a inauguração e festejaram esta conquista da comunidade. A unidade funcionará com três equipes médicas, que farão visitas mensais às famílias cadastradas, e será administrada pela Casa de Saúde Santa Marcelina. Para o morador Antônio Alves, gráfico de 32 anos, esta iniciativa é fundamental para o bairro. “Para nós da periferia é tudo muito difícil, pois falta orientação e muita gente não possui meio de transporte para ir aos hospitais”, alertou.

Cada equipe do Qualis é formada por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, cinco agentes comunitários, um auxiliar administrativo e um auxiliar de serviço. Além das equipes médicas, o Qualis 1º de Outubro contará com um posto de saúde equipado com cinco consultórios, duas salas de observação, salas para coleta de sangue, exames de papanicolau, esterilização e de vacina.

De acordo com a coordenadora do Qualis na Capital, Rosa Maria Barros dos Santos, a unidade atenderá três mil famílias, sendo que cada médico será responsável por mil famílias. “Esse sistema permite aumentar a proximidade entre o médico e o paciente. Todas as casas são visitadas mensalmente pelos agentes comunitários. Eles dão orientações sobre hábitos de higiene, medicação ou primeiros cuidados com recém-nascidos”, explicou. Ela disse que cada agente é responsável por 200 a 250 famílias e que eles se reúnem diariamente com toda a equipe para informar a situação de cada residência.

O secretário José da Silva Guedes afirmou que este é o único sistema de saúde onde o povo e os médicos têm nome. Guedes apresentou todos os agentes e enfermeiros que irão trabalhar na unidade para a população presente no local. “Vocês precisam conhecer uns aos outros”, disse. Alckmin também destacou a importância dessa relação entre médico e paciente. “Essa é uma casa de saúde onde todos se conhecem pelo nome. Além de remédios de qualidade, aqui vamos ter, sobretudo, carinho, com gente que gosta de gente”, observou.

Os exames, as visitas e os remédios são gratuitos. O governador lembrou que estes medicamentos são produzidos pela Fundação para o Remédio Popular (Furp) e distribuídos pelo Governo do Estado por meio do Programa Dose Certa. “São 41 tipos de remédios, aqueles que a população mais precisa”, frisou. Essa é a 52ª unidade do Qualis inaugurada pelo Governo do Estado na Capital e o programa conta com 95% de aprovação da população. Segundo Alckmin, o Qualis atende hoje cerca de 900 mil pessoas em São Paulo.

Para a coordenadora Rosa dos Santos, esse número mostra uma grande evolução, pois quando foi criado, em 1996, o programa atendia cerca de 80 mil pessoas. Segundo ela, o Qualis permite direcionar o atendimento médico de maneira racional. “Trabalhamos com dados concretos. Fazemos uma leitura da realidade do local, com questionários e fichas cadastrais, para posteriormente os médicos iniciarem as visitas às residências.”

Alckmin também elogiou a parceria do Governo do Estado com o Ministério da Saúde. Segundo o ministro José Serra, esse programa é um sucesso em todo o País e no próximo ano deverá estar cobrindo 100 milhões de brasileiros. “Com exceção de São Paulo, este Programa é realizado em parceria com as prefeituras.” Ele explicou que a antiga gestão municipal de São Paulo não era vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), inviabilizando a parceria. “Aqui a parceria é com o Governo do Estado graças à coragem do governador Mário Covas que decidiu assumir o programa em 1996”, concluiu.

Após a inauguração, Alckmin visitou as instalações da unidade junto com a população e elogiou a estrutura e a decoração. “Esse é um ambiente alegre. E o mais importante é que foi tudo feito pela comunidade”, disse. A costureira Selma Nogueira, de 30 anos, também elogiou a qualidade do Qualis. “Com pequenas atitudes é possível evitar que muita gente morra. Foi uma benção e por isso todo mundo levantou cedo hoje para prestigiar”, disse.

Rogério Vaquero