Governo do Estado entra na era digital

No lançamento do Portal, Covas diz que Governo só pode ser comparado com o futuro

qui, 14/09/2000 - 17h52 | Do Portal do Governo


No lançamento do Portal, Covas diz que Governo só pode ser comparado com o futuro

Em meio a um cenário futurista, que remetia ao clima do filme ‘Matrix’, com direito a ambiente enfumaçado, música eletrônica e três telões gigantes, foi lançado nesta quinta-feira, dia 14, no Palácio dos Bandeirantes, o novo Portal do Governo do Estado de São Paulo na Internet. “Passamos da era eletrônica para a digital”, disse o governador Mário Covas, exaltando a modernidade como uma das razões do sucesso de sua gestão em várias áreas. Segundo Covas, foi a informática que permitiu realizações como o Poupatempo, que reúne 300 serviços para a população num único lugar; o censo escolar, que definiu exatamente o número de alunos da rede pública; e a interligação de todas as delegacias de Polícia via computador para a troca de informações, entre outras.

O Portal, que pode ser acessado pelo endereço www.saopaulo.sp.gov.br, vai aproximar mais o Estado do cidadão. Inicialmente, são 52 serviços on line à disposição da população. “O Governo de São Paulo é hoje a área pública mais informatizada do Brasil”, destacou o secretário de Comunicação, Osvaldo Martins. Uma pessoa pode, por exemplo, registrar um boletim de ocorrência sem sair de casa por meio da Delegacia Virtual da Secretaria da Segurança Pública. Pode também consultar uma Bolsa de Empregos, com vagas distribuídas de acordo com a região. Outras facilidades são a requisição da segunda via de contas de água, pagamento do IPVA, monitoramento das condições de tráfego das estradas ou da balneabilidade das praias, consultas ao Diário Oficial e muito mais. “São mais de 600 páginas e 15 mil links para outros sites da rede mundial”, disse Ângelo Perosa, um dos responsáveis pela elaboração do Portal. O provedor está instalado na Imprensa Oficial do Estado.

Uma das novidades é o espaço dedicado à juventude, onde estão disponibilizados, de forma interativa, fóruns de discussão sobre assuntos como as drogas, a Aids e a questão do emprego. Estudantes podem encontrar informações úteis para pesquisas escolares, além de dicas de passeios e roteiros culturais. Toda pessoa poderá ficar por dentro das ações do Governo e suas realizações, conferir as atividades das secretarias e mandar mensagens por e-mail.

Na Agência de Notícias, um informativo ágil e dinâmico que traz matérias jornalísticas, agendas, fotografias, áudio e imagens, com recurso de pesquisa por assunto, pode-se acompanhar as notícias sobre o governador e as instâncias do Governo. Segundo Osvaldo Martins, no próximo ano também estará disponível um serviço de rádio transmitindo noticiário 24 horas por dia e boletins pela janela de vídeo de 20 a 30 minutos diários. “Em 2002, já utilizando recursos da banda larga da Internet, será possível exibir uma programação de algumas horas por dia”, informou. A Agência de Notícias também prevê a realização de entrevistas coletivas on line.

O lançamento do Portal foi uma cerimônia um pouco diferente da maioria dos eventos do Governo. Além do cenário cibernético, os convidados eram recepcionados por um grupo de jovens que preparavam coquetéis de frutas com toques de malabaristas. Várias câmeras acompanhavam todos os movimentos, e as imagens eram transmitidas para três gigantescos telões. Computadores ficaram à disposição dos que quisessem navegar pelo novo site. No final, aconteceu uma apresentação musical do percussionista Paulo Campos com a colaboração do DJ Luke.

Ações de Governo

O governador aproveitou o lançamento do Portal para lembrar algumas realizações do seu Governo, muitas delas ligadas ao aprimoramento tecnológico da administração, principalmente com o uso da informática. “A Secretaria da Fazenda deixou de ser um inimigo do cidadão para oferecer serviços para tornar sua vida mais fácil”, observou Covas, citando como exemplo o Posto Fiscal Eletrônico, onde a pessoa pode resolver 80% dos serviços. Destacou ainda o enorme esforço para realizar o ajuste econômico do Estado e os vários serviços à cidadania que, mesmo os que não são eletrônicos, foram “um grande avanço para a população mais pobre”. Como exemplo citou o Banco do Povo e os Centros Integrados de Cidadania.

(Leia também o pronunciamento do governador Mário Covas.)

Simão Molinari