Governo do Estado edita medidas para inibir rebeliões no sistema penitenciário

Resolução estabelece medidas como a suspensão de visitas e a não-substituição de materiais destruídos

qua, 14/03/2001 - 17h44 | Do Portal do Governo


Resolução estabelece medidas como a
suspensão de visitas e a não-substituição
de materiais destruídos

O Governo do Estado estabeleceu medidas disciplinares para conter rebeliões e controlar a violência e depredações no sistema penitenciário de São Paulo. Entre as normas administrativas estabelecidas pela Secretaria de Administração Penitenciária está a suspensão de visitas por quinze dias em caso de rebelião, com possibilidade de prorrogação da medida por mais quinze dias.

A resolução foi publicada na edição desta quarta-feira, dia 14, do Diário Oficial. As medidas estão sendo adotadas não só para evitar prejuízos ao patrimônio público, mas também para preservar a integridade e a saúde física e mental dos funcionários do sistema penitenciário. A normatização também tem a finalidade de proteger familiares, estagiários e advogados que freqüentam as unidades carcerárias. “O governador Geraldo Alckmin entende que enfrentar os problemas com rigor é uma questão de Estado e que não haverá tolerância para que grupos criminosos ajam dentro do sistema prisional”, diz o secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa.

Além da suspensão de visitas, fica definido que nas rebeliões com reféns e que envolvam danos materiais, será suspensa a entrada de gêneros alimentícios e higiênicos, o chamado “jumbo”, normalmente levado ao preso pelos visitantes. No caso de danos em equipamentos de cozinha, fica estabelecido que serão servidas refeições frias (lanches) aos detentos até que seja feita a reparação ou reposição do material danificado. O Estado também não fará a reposição de colchões danificados.

O Governo entende que cabe ao presidiário ressarcir ao Poder Público pelas despesas geradas por atos de violência e pretende utilizar os meios legais disponíveis para ser ressarcido dos prejuízos causados por movimentos de indisciplina.

A Secretaria de Administração Penitenciária vai registrar a ocorrência de indisciplina e má conduta no prontuário dos detentos envolvidos e suspenderá também recompensas concedidas anteriormente. Nas unidades rebeladas, a Polícia Militar deverá ocupar o presídio quando houver movimentação que indique novas rebeliões. Já aquelas que não apresentarem durante o ano manifestações violentas poderão ser recompensadas.