Governo do Estado e Prefeitura entregam 412 apartamentos na zona sul de SP

Os imóveis são destinados a famílias retiradas de áreas de risco na região de mananciais

qui, 22/12/2022 - 11h32 | Do Portal do Governo

Entrega da terceira fase do Conjunto Habitacional Chácara do Conde “Prefeito Bruno Covas”

O Governo do Estado entregou nesta quinta-feira (22) mais 412 apartamentos da segunda fase do Conjunto Habitacional Chácara do Conde – Prefeito Bruno Covas, no Grajaú, zona sul da capital paulista. Os imóveis, construídos em parceria com a Prefeitura, são destinados a famílias retiradas de moradias precárias situadas em áreas de risco na região de mananciais. O governador Rodrigo Garcia participou do ato de inauguração e anunciou a construção de outras 3 mil novas unidades no Complexo Cocaia, vizinho ao empreendimento.

“A casa própria é o maior sonho das famílias e hoje estamos aqui realizando alguns desses sonhos. Não estamos entregando apenas uma chave, mas um lar, onde o futuro da família de vocês vai ser escrito. Também estamos começando uma nova etapa importante da Habitação, em parceria com a Prefeitura, com o anúncio da construção de 3 mil novas unidades no Complexo Cocaia, no Jardim Itajaí, com previsão de entrega até 2024”, disse Rodrigo Garcia.

Ao realizar a entrega das chaves, o Governador destacou o trabalho das equipes das secretarias de Habitação do estado e do município, e agradeceu a parceria da Prefeitura, em especial ao prefeito Ricardo Nunes, pelo apoio aos projetos de moradia popular. O secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, e o presidente da CDHU, Silvio Vasconcellos, também participaram do evento.

Com investimentos de R$ 156,4 milhões por meio de convênio com a CDHU, o Chácara do Conde conta com 10 quadras e duas fases de produção, totalizando 1.290 unidades habitacionais. A primeira fase, com 562 apartamentos, foi entregue em outubro de 2021. Na segunda fase, outras 316 foram entregues em maio deste ano e nesta quinta-feira, mais 412 moradias.

Além das novas moradias, também foram realizadas obras de urbanização, como terraplenagem, infraestrutura, drenagem, esgotamento sanitário, abastecimento de água, pavimentação e recuperação ambiental de cinco áreas verdes que somadas representam 120,4 mil m², sendo que uma delas se tornará um parque municipal.

Conjunto Habitacional

Com dez quadras, o empreendimento conta com apartamentos de dois e três dormitórios, dez zeladorias, sete salas de estudos, sete bicicletários, dez centros comunitários e estacionamento. Todas as áreas de uso coletivo possuem rampas de acessibilidade.

As famílias beneficiadas saíram de áreas de risco localizadas na região sul de São Paulo, como parte do Programa Mananciais, que tem como objetivo a despoluição das represas Billings e Guarapiranga, recuperação e proteção ambiental das áreas degradadas e obras de urbanização de favelas. Coube à CDHU realizar, com o apoio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), a habilitação das famílias beneficiárias para a comercialização das unidades habitacionais.