Governo do Estado desenvolve programa de educação ambiental em escolas de ensino fundamental

Projeto Futurágua, desenvolvido pela Sabesp, contribui com a legislação federal que prevê educação ambiental nos currículos escolares

seg, 10/07/2000 - 12h10 | Do Portal do Governo

Criado pela empresa, o Projeto Futurágua contribui com a legislação federal que prevê a educação ambiental nos currículos escolares

Quem melhor para assimilar e multiplicar os conhecimentos sobre a importância da água do que aqueles que farão parte das futuras gerações?
Foi pensando nisso que um grupo de empregados da Unidade de Negócio Sul da Sabesp, empresa ligada à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, elaborou o Projeto Futurágua, destinado a crianças do ensino fundamental – de 1ª a 8ª séries – visando a mudança de hábitos quanto ao uso da água e outros temas de incentivo à preservação e equilíbrio do meio ambiente.
O Projeto Futurágua foi planejado para aplicação nas escolas durante dois meses, com uma hora de aula por semana. Para isto, foi formada uma equipe de monitores da própria Unidade de Negócio, com pessoas que têm habilidade e interesse em trabalhar para crianças. Esse grupo recebeu apoio pedagógico para a realização das atividades. Um dos objetivos do Futurágua é que esta equipe aumente e ao mesmo tempo seja multiplicadora, formando novos monitores na própria escola.
De início, as salas de aula são preparadas com som ambiente e figuras que representam a água. Já com as crianças, os monitores comentam sobre o projeto, distribuem crachás e exibem filmes de vídeo sobre a importância da água. No laboratório, os alunos aprendem sobre as formas da água, misturas, o que bóia e o que afunda, além da apresentação – por um biomédico – de como é feita a análise da água. Depois, recebem conceitos sobre as propriedades da água, o ciclo da chuva, a formação dos mananciais, o planejamento urbano e familiar, uso racional, e ainda três visitas monitoradas: uma no Parque Guarapiranga, outra na captação e bombeamento da água da Represa Guarapiranga e ainda na Estação de Tratamento de Água do Alto da Boa Vista. No período entre uma aula e outra, as crianças continuam a trabalhar com água, de diversas formas, dependendo da matéria. No final dos dois meses, é feito um evento de encerramento, com um lanche, a distribuição do Kit Futurágua e a entrega de certificados aos participantes.
Um mês antes da implantação do Futurágua é feito um trabalho de conhecimento das ações do projeto com todos os funcionários da escola, através de filmes e palestras. Esse trabalho também é feito com os pais, que recebem as informações dos próprios alunos.

Por onde passa, o Futurágua tem contribuído para conscientizar, não só os alunos, mas todos os envolvidos no processo, da importância de se preservar e cuidar da água, mostrando que ela não é um recurso inesgotável. Além disso, o projeto acaba mudando a grade curricular das escolas, obedecendo a lei estadual de educação ambiental, revista em 1996 e em vigência nas escolas.

Projeto Piloto

O primeiro trabalho do Futurágua foi desenvolvido em 1999, no Colégio Ricardo Nunes, zona Sul de São Paulo, e envolveu mais de 50 alunos. Na ocasião, o interesse dos jovens pelo assunto foi muito grande, gerando até mesmo discussões nas reuniões de condomínios e casas dos estudantes. Neste ano, o projeto aconteceu no Colégio Comendador Elias Zarzur, no período entre 12 de maio e 27 de junho, com a participação de 118 alunos em 42 aulas. Além disso, mais 5 novos monitores voluntários foram treinados.

À primeira vista, o total de alunos que recebeu informações no Futurágua até agora parece pequeno, mas o objetivo do projeto está sendo alcançado. Com a formação dos pequenos “guardiões da água”, a consciência para a importância de se preservar o meio ambiente vai contagiando a todos, os multiplicadores vão aumentando e a iniciativa desse trabalho se torna valiosa pelos resultados que crescem a cada dia.