Governo do Estado de São Paulo lança portal da Secretaria da Segurança Pública na internet

nd

ter, 28/11/2000 - 15h12 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, em conjunto com a Microsoft do Brasil, lançou nesta terça-feira, dia 28, o Portal da Secretaria da Segurança Pública na Internet. Pelo novo site, a população pode acessar facilmente os vários serviços inéditos e os já existentes que estavam dispersos na rede.
A solenidade foi realizada na sede da secretaria, em São Paulo, e contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, do secretário-adjunto da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, Dalmo do Valle Nogueira Filho, do secretário-adjunto da Segurança, Mário Papaterra Limongi, do delegado-geral da Polícia Civil, Marco Antônio Desgualdo, do comandante-geral da Polícia Militar, Rui César Melo, e de representantes da Microsoft, entre eles, o vice-presidente para as Américas e Pacífico Sul, Maurício Santillian, e o diretor-geral para o Brasil, Mauro Muratório Not.
Desenvolvido em parceria com a Microsoft do Brasil, o portal detém o que há de mais moderno em termos tecnológicos, roda em Windows 2000, conta com banco de dados SQL Server e, em seu desenvolvimento, foram levados em conta fatores como: facilidade de navegação e a visualização confortável e rápida dos vários itens disponíveis.
Com o portal, a prestação de serviços da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo dá um grande salto de qualidade. Os vários ‘sites’ da área da segurança podem ser acessados a partir de um único local. Existem links para os endereços eletrônicos das polícias Civil e Militar, para a Coordenadoria de Polícia Técnico-Científica e para o Detran.
Em termos de serviços inéditos, foram implantados, entre outros, uma web-denúncia, nos mesmos moldes do disque-denúncia, na qual, além da garantia de anonimato e senha para acompanhar o desenrolar do processo gerado por sua denúncia, o usuário também pode denunciar maus policiais diretamente à Corregedoria da PM ou da PC, conforme o caso, consultas de multas de trânsito e pontuação na carteira de motorista e localização dos distritos policiais ou da companhia da PM mais próxima da área onde a pessoa reside.
O portal conta também com informações institucionais, tais como, dicas de segurança, respostas às perguntas mais constantes, notícias de interesse da área, índices operacionais, crimes resolvidos e projetos sociais implementados. O novo endereço do portal é http://www.ssp.sp.gov.br.
‘A nossa meta, até o final do governo Mário Covas, é diminuir o número de atendimentos nos distritos policiais e o tempo de execução desses atendimentos. Dessa forma, a pessoa só teria que se dirigir a um DP caso tivesse de fazer um reconhecimento ou algo muito importante. Estamos caminhando para isso, e um bom exemplo é o Plantão Eletrônico que, hoje, é o distrito de maior movimentação na Capital. Esta é uma estratégia a favor do cidadão, porque oferece inúmeros serviços que facilitam a vida da população. Inclusive, para beneficiar a camada mais carente, no futuro colocaremos totens de acesso em postos policiais, nos correios ou sedes de associações de bairro’, declarou Petrelluzzi.