Governo do Estado cria Estação Ecológica dos Banhados de Iguape

Assinatura do decreto foi feita pelo governador Geraldo Alckmin, nesta quinta-feira, dia 30, no Palácio dos Bandeirantes

qui, 30/03/2006 - 19h42 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quinta-feira, dia 30, o decreto criando a Estação Ecológica dos Banhados de Iguape, próximo a Estação Ecológica de Juréia-Itatins, na cidade de Iguape.

A mais nova reserva ecológica do Estado, que ficará sob administração do Instituto Florestal, será composta por duas áreas descontínuas – Banhado Grande e Pequeno, com área total de mais de 16, 5 mil hectares.

As estações ecológicas formam uma importante área florestal que faz limite com as serras do Bananal, Itatins e Maciço da Juréia, servindo como espaços para o abrigo, alimentação e reprodução de espécies e de fauna.

“Estamos dando mais um passo, procurando expandir a Estação Ecológica Juréia-Itatins e preservar a nossa Mata Atlântica. São Paulo pode se orgulhar de que mais da metade da Mata Atlântica preservada do Brasil se encontra no nosso Estado”, disse Alckmin.

Junto com a planície da Juréia, a estação forma a mais extensa área da floresta atlântica de planície e atividades educacionais, científicas e de proteção, onde são encontrados pássaros ameaçados de extinção, como o papagaio-da-cara-roxa, o cricrió, o gavião -pombo-pequeno, sabiá-cica, pavó, maria-da-restinga, o pauim-de-costa-preta e o jaó-do litoral.

Carlos Prado