Governo do Estado assina termo de cooperação técnica com a Bahia

Já são quatro os convênios para implementar programas de governo eletrônico em outros Estados

ter, 29/05/2001 - 15h40 | Do Portal do Governo

Já são quatro os convênios para implementar
programas de governo eletrônico em outros Estados

O Governo do Estado de São Paulo assinou na última quinta-feira, dia 24, termo de cooperação técnica com o Governo do Estado da Bahia para implementação de sistema estratégico de informações e programa de governo eletrônico. Por meio do convênio, o governo baiano terá acesso à tecnologia de informação utilizada no gerenciamento paulista.

O Sistema Estratégico de Informações – SEI foi implantado em 1995, logo no início da gestão Mário Covas, paralelamente ao Ajuste Fiscal, com o objetivo de organizar todos os gastos do Governo Paulista. O Sistema consiste em uma tecnologia de gestão eletrônica, com aproximadamente 50 aplicativos que tornam ágeis, econômicas e transparentes as negociações de todo o Governo. ‘Desde a implantação do SEI, o Governo do Estado já economizou R$ 4,4 bilhões na contratação de serviços de terceiros, o que significa uma média de R$ 500 milhões/ano’, informa o secretário adjunto de Governo e Gestão Estratégica, Dalmo Nogueira.

Em conseqüência do sucesso do SEI, outros Estados têm se interessado pela tecnologia e, desde 1999, foram assinados quatro termos de cooperação, com o Pará, Ceará, Pernambuco e agora com a Bahia. No termo de cooperação, o Estado solicitante cobre todas as despesas com a transferência de conhecimento e todo o trabalho desenvolvido é regulamentado por um plano estabelecido entre os órgãos intervenientes que são, no caso de São Paulo, a Secretaria de Governo e Gestão Estratégica e a empresa Processamento de Dados do Estado de São Paulo – Prodesp.

A Bahia irá implantar o Cadastro de Serviços Terceirizados, aplicativo de maior interesse por parte dos conveniados. O sistema controla e gerencia todos os contratos do Estado relacionados à prestação de serviços de terceiros. Os Estados do Ceará e Pernambuco implantaram esse mesmo cadastro no início deste ano. O primeiro termo de cooperação assinado por São Paulo foi em novembro de 1999, com o Pará, para a implantação do SEI integral.