Governo do Estado assina protocolo de intenções para a promoção da cidadania aos portadores de trans

Mostra 'Arte do Juquery' também fará parte do evento

seg, 23/04/2001 - 15h26 | Do Portal do Governo

Mostra “Arte do Juquery” também fará parte do evento

Um protocolo de intenções objetivando a elaboração de programas de promoção da cidadania aos portadores de transtornos mentais será assinado na próxima terça-feira, dia 24, às 12 horas, pelas Secretarias da Justiça e da Defesa da Cidadania, da Saúde, e da Assistência e Desenvolvimento Social. O ato acontecerá no Espaço da Cidadania André Franco Montoro, no Páteo do Colégio, 184 – Centro.

O protocolo prevê a elaboração e implementação de programas voltados à garantia da qualidade na prestação de serviços públicos a aos portadores de transtornos psíquicos, garantindo a inclusão desse segmento na sociedade. A iniciativa também pretende alcançar os profissionais que trabalham com o atendimento ao público alvo, oferecendo alternativas para uma melhor prestação dos serviços.

O termo de colaboração oficializa a existência de um grupo multidisciplinar que, há alguns meses, vem discutindo políticas públicas para os portadores de transtornos psíquicos, sob a ótica de respeito aos direitos humanos.

Exposição

Paralelamente, haverá a abertura da mostra “Arte do Juquery”, uma seleção de cerca de 30 peças confeccionadas por 20 portadores de transtornos mentais residentes no Juquery.

Serão apresentadas esculturas em argila (pintadas, em gesso e papel marchê) e em madeira, telas e painéis utilizando tecido, papéis e papelão, empregando técnicas mistas como guache, tinta a óleo, aquarelas e apliques diversos como couro e barbante. O objetivo dessa mostra é sensibilizar a sociedade para a questão do portador de transtornos psíquicos, demonstrando seu potencial artístico, para garantir o exercício da cidadania dos moradores do Juquery.

A exposição “Arte no Juquery” dá continuidade ao projeto Arte, Cultura e Direitos Humanos, desenvolvido pela Assessoria de Defesa da Cidadania, que consiste em exposições mensais na sede da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, despertando o estímulo, a reflexão e o debate sobre temas relacionados aos direitos humanos e ao exercício da cidadania por meio da arte.

A mostra permanecerá aberta ao público de 24 abril a 9 de maio, das 9 às 18 horas, no Espaço da Cidadania André Franco Montoro, Páteo do Colégio, 184 – térreo – Centro.