Governo do Estado assina convênios na área de saneamento com 33 municípios

Os 31 convênios totalizam R$ 15,7 milhões

seg, 24/12/2007 - 12h45 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Saneamento e Energia, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), firmou na última sexta-feira, 21, no Palácio dos Bandeirantes, 31 convênios na área de saneamento com 33 municípios, no valor de R$ 15,7 milhões. As obras e serviços incluem tratamento de esgoto, perfuração de poços, abastecimento de água, galerias pluviais e canalização de córregos. Serão atendidos 14 municípios do Vale do Ribeira, 12 municípios com emendas parlamentares, além de outros 7 municípios dentro da segunda fase do Programa Água Limpa, que terão obras para tratamento de esgoto.

Na solenidade de assinatura dos convênios, a secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, lembrou que o governo Serra trabalha para que, no menor espaço de tempo possível, todos os paulistas tenham água de boa qualidade, coleta e tratamento de esgoto. É preciso acabar com o “uso nefasto dos recursos hídricos”, que é a diluição de esgotos nos corpos d’água. “A forma é tratar os esgotos antes de lançar os efluentes nos rios e córregos”, observou.

Esse trabalho tem de ser feito, frisou, em sintonia com os prefeitos, a Assembléia Legislativa e o secretariado, “para que a lealdade que nos une fique cada vez mais forte e o resultado de nosso trabalho seja visível por toda a sociedade”. A secretária sublinhou que o que move o governo estadual é o interesse público.

Ao falar em nome de seus colegas, o prefeito de Brodowski, Antônio José Fabri, disse que a idéia de que “cano enterrado não dá voto está mudando”. E justificou: “Os jovens e as crianças estão nos cobrando”. A Estação de Tratamento de Esgoto que será construída em sua cidade “vai proporcionar à natureza um benefício muito grande”. Ele quer levar alunos das escolas do município à inauguração da ETE, quando haverá uma aula de biologia a céu aberto. No final da solenidade, no Palácio, os prefeitos, orgulhosos, tiraram fotos exibindo a capa dos convênios assinados.

No Vale do Ribeira, os municípios atendidos são: Apiaí, Barra do Chapéu, Cajati, Iguape, Ilha Comprida, Itaoca, Jacupiranga, Miracatu, Pariquera-açu, Pedro de Toledo, Registro, Ribeira, São Lourenço da Serra e Sete Barras. As emendas parlamentares contemplam os municípios de Araçatuba, Braúna, Cubatão, Mairinque, Penápolis, Pitangueiras, Sumaré, Votorantim e o Consórcio do Piraí (Cabreúva, Indaiatuba, Itu e Salto). Dentro da segunda fase do Programa Água Limpa, que atenderá também municípios menores, foram assinados convênios com as prefeituras de Brodowski, Getulina, Lindóia, Macaubal, Santo Antonio de Posse, São Sebastião da Grama e Tapiratiba.

Da Secretaria de Energia e Saneamento

(S.M.)