Governo do Estado apóia portal para deficientes visuais

Ações em prol das pessoas portadoras de deficiência envolvem 15 Secretarias e o Fundo Social

sex, 27/04/2001 - 18h29 | Do Portal do Governo


Ações em prol das pessoas portadoras de
deficiência envolvem 15 secretarias e o Fundo Social

Autonomia para navegar na Internet e resgate da cidadania. Esses são os principais benefícios que os deficientes visuais de todo o País passam a contar com o portal: www.deficientevisual.org.br, lançado na tarde desta sexta-feira, dia 27, no Palácio dos Bandeirantes. Um software, o Virtual Vision transforma texto em voz e proporciona autonomia dos deficientes visuais para navegar na rede.

A iniciativa é fruto de uma ação conjunta do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência (CEAPPD), a empresa de software MicroPower, a Fundação Bradesco e o Governo do Estado – por meio das secretarias estaduais de Governo e Gestão Estratégica, de Educação e de Emprego e Relações do Trabalho. O site ainda conta com o apoio de outras seis instituições: Instituto Padre Chico, Prodam, Fundação Dorina Nowill, Laramara, Faculdade de Educação da USP e Unicid (Universidade Cidade de São Paulo).

‘Além do princípio americano de democracia – que é o governo do povo, para o povo e pelo povo – a experiência deste Governo Estadual acrescenta outra preposição: governo com o povo’, comentou o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Antonio Angarita, referindo-se à parceria para criação do portal. Na sua avaliação, o novo site será um instrumento indispensável para a cidadania dos deficientes visuais.

O Governo do Estado desenvolve um amplo leque de ações e programas em prol das pessoas portadoras de deficiência, mobilizando 15 secretarias e o Fundo Social de Solidariedade do Estado. São trabalhos de reabilitação, educação, cultura, profissionalização e resgate da (www.saopaulo.sp.gov.br ).

Segundo o presidente do conselho, Teogenes Oliveira Neto, o Governo do Estado tem sido um grande parceiro da comunidade em todas as áreas. ‘O que é acessibilidade, além do direito de ir e vir?’, indagou ele acrescentando ‘é também o direito à informação, à mídia, à internet – tudo que está sendo proporcionado aos deficientes visuais neste portal’. Para Neto as distâncias entre deficientes, sociedade e poder público estão se encurtando graças à queda dos preconceitos.

A idéia de criar o serviço nasceu no Conselho Estadual do Deficiente com o objetivo de dar aos deficientes visuais o índice de todos os sites de interesse da comunidade, cujos conteúdos seguem critérios de acessibilidade, assim como seus links. Com isso, os usuários podem consultar seus interesses por cidade, região ou Estado. Órgãos públicos e privados também terão acesso informações estatísticas, que podem se reverter em melhoria de serviços e atendimentos dessa comunidade.

O que é o portal

Desenvolvido pela MicroPower em parceria com a Fundação Bradesco, o novo portal utiliza um software de leitura de tela chamado Virtual Vision, já adotado também pela Estação Especial da Lapa, gerida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado. Segundo o presidente da MicroPower, Francisco Soetl, foram necessários mais de dois anos de trabalho, entre reuniões e desenvolvimento do produto, para o site se tornar afinado a todas as necessidades dos deficientes visuais. ‘Além de um portal, ele é uma ferramenta para dar apoio a qualquer entidade ou empresa que atua com essa comunidade’. Soetl informou que os parceiros do site já sabem, preliminarmente, que existem hoje em todo o País 112 entidades do gênero conhecida. A intenção é ampliar esse levantamento.

O site é pioneiro em disponibilizar, no mesmo endereço, empresas e entidades que prestam serviços para deficientes visuais utilizando o Virtual Vision. Vale destacar que todo desenvolvimento e fase de testes do portal foram acompanhados de perto por analistas-programadores deficientes visuais, dois deles da MicroPower e outro da Fundação Bradesco.

Com o novo portal, os deficientes visuais podem obter informações sobre capacitação profissional, legislação e oportunidades de emprego, cadastrando-se nas instituições parcerias, que também têm acesso para divulgar ofertas de mão-de-obra à portadores de deficiência. A navegação possibilita o uso de quase todos os serviços disponíveis na rede, como pesquisa de dados, envio e recebimento de e-mails. A exceção fica por conta das informações apresentadas por meio de animação, gráfico e ilustração – dos quais o software não faz a leitura de tela.

De acordo com o diretor da Fundação Bradesco, João Cariello de Moraes Filho, o lançamento do portal foi um primeiro passo. A partir de agora, a instituição vai capacitar os instrutores para treinarem os usuários em potencial do novo serviço. ‘Já temos hoje cerca de seis mil deficientes capacitados’, observou ele.