Governo do Estado apoia iniciativas de produtores de frutas cítricas

Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo participou de evento que reuniu diversos representantes do setor

qui, 10/05/2018 - 11h14 | Do Portal do Governo

Durante o anúncio da estimativa da safra de laranja 2018/2019, realizado nesta quarta-feira (9) em Araraquara, o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Francisco Jardim, reforçou a importância da área para a economia de São Paulo. O levantamento foi conduzido pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), que também elaborou o inventário de árvores do cinturão citrícola paulista e triângulo sudoeste mineiro.

“A orientação do governador Márcio França é para que os integrantes da pasta estejam juntos com o setor produtivo nessas grandes discussões. Estou muito feliz ao relembrar uma história de mais de dez anos como conselheiro do Fundecitrus”, revela Francisco Jardim.

De acordo com as projeções, a safra da laranja 2018/19 no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro deve ser de 288 milhões de caixas, de 40,8 kg cada. O número é 27,62% menor do que a safra passada, a quarta maior da história, e 17,52% maior em comparação com o período 2016/17.

Informações

Cerca de 120 profissionais participaram dos estudos. Vale destacar que o objetivo das publicações é democratizar o acesso às informações e embasar as decisões dos citricultores. O inventário de árvores e a estimativa de safra são desenvolvidos desde 2015, em cooperação com a Markestrat, Universidade Estadual Paulista Campus de Jaboticabal (Unesp Jaboticabal) e Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP).

“É um prazer muito grande mostrar o trabalho feito em busca de tecnologia e de uma citricultura cada vez mais importante”, afirma o presidente do Conselho do Fundecitrus, Lourival Carmo Mônaco. O inventário passou por uma atualização completa. A partir de novas imagens de satélite, foram visitados todos os pomares de citros do parque citrícola.

A edição de 2018 apresenta uma novidade: além de divulgar os dados do inventário e das variedades de laranja, também foram apresentadas informações sobre outras frutas. “Neste ano, temos mais informações, pois temos um inventário que acabou de ser ajustado para laranja, limão e tangerina, com diversas informações novas”, enfatiza o gerente-geral do Fundecitrus, Antonio Juliano Ayres.