Governo do Estado amplia mais um aeroporto regional

Alckmin e Covas participam juntos da inauguração da nova pista de pouso do aeroporto de Botucatu

qua, 31/01/2001 - 16h15 | Do Portal do Governo


Alckmin e Covas participam juntos da inauguração da nova pista de pouso do aeroporto de Botucatu

Mais de 500 pessoas participaram nesta quarta-feira, dia 31, da inauguração da nova pista de pouso e decolagem do aeroporto estadual Tancredo de Almeida Neves, em Botucatu, a 240 quilômetros da Capital. O governador em exercício, Geraldo Alckmin desembarcou em Botucatu junto com o governador licenciado Mário Covas, que sob muitos aplausos, foi homenageado pelos funcionários da Embraer. “Eu aqui sou um enxerido”, disse Covas, depois de reiteirar elogios a Alckmin. “Ele é um craque com os dois pés. Deve ter se formado na Vila Belmiro”, brincou Covas, referindo-se ao time do Santos. Alckmin retribuiu: “Covas é o nosso professor de civismo e de amor ao povo”.
A ampliação da pista do aeroporto de Botucatu de 1.300 para 1.500 metros, vai possibilitar operações de aeronaves de médio porte, dos tipos Fokker, de origem holandesa, e do modelo nacional Embraer 120, o Brasília, que desde setembro do ano passado está sendo fabricado na cidade pela Neiva, subsidiária da Embraer. “Essa ampliação consolida Botucatu como pólo aéreo regional”, disse Alckmin. “O transporte aéreo está crescendo no Brasil, deixando de ser de elite para competir inclusive com o transporte rodoviário”, acrescentou.
A localização geográfica de Botucatu permite a interligação com os demais aeroportos da região central do Estado de São Paulo. O investimento de R$ 2,5 milhões, além de ampliar a oferta de vôos regulares, possibilitará o incremento de vôos fretados.
O aeroporto de Botucatu é apenas um exemplo da atenção que o Governo do Estado de São Paulo tem dado ao setor aeroviário. O Departamento Aeroviário do Estado (Daesp) fechou o ano de 2000 com números positivos nos setores de movimentação de passageiros e aeronaves. O índice foi 7,5% maior no setor de passageiros e 37% em pousos e decolagens em relação ao ano anterior. De acordo com o secretário estadual dos Transportes, Michael Paul Zeitlin, também presente no evento, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 50 milhões nos 31 aeroportos estaduais.
Covas, que se definiu como um “enxerido” na festa de inauguração, fez um rápido pronunciamento no final do evento. Falou sobre os investimentos do Governo do Estado nos aeroportos regionais, citando cada um dos municípios onde já foram entregues obras de modernização dos aeroportos e outra lista de obras em andamento. Fez questão ainda de defender a posição brasileira no embate com a empresa canadense Bombardier que, segundo ele, “tem uma província no Canadá que fornece subsídios à empresa sem que o povo e os concorrentes saibam”. “A Bombardier caiu jogando uma bomba em cima da Embraer por temer a concorrência”, afirmou, acrescentando elogios à capacidade de articulação da Embraer.

Brasília na pista

A cerimônia terminou com uma demonstração de um novo modelo do avião Brasília na pista do aeroporto. O vice-presidente de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional da Embraer, Horácio Forjaz, disse que as obras do aeroporto darão maior facilidade de conexão entre a unidade de São José dos Campos e de Botucatu. “Isso faz parte de uma parceria entre o Governo do Estado e a nossa empresa”, salientou.
Forjaz também falou da importância da instalação do novo pólo industrial e aeroespacial em Gavião Peixoto, região de Araraquara, fruto da decisão de Mário Covas. Ele lembrou as palavras do governador na época do anúncio: “A Embraer é a cara do Governo do Estado de São Paulo e aqui permanecerá”. A resposta da Embraer, segundo Forjaz, como demonstração de confiança, será a utilização de profissionais brasileiros para desenhar e fabricar aviões de uso internacional, gerando emprego e contribuindo para a balança comercial do País.