Governo do Estado abrirá concurso para diretores de escola

Objetivo é preencher 2.860 vagas em todo o Estado

qui, 28/09/2000 - 18h49 | Do Portal do Governo

Objetivo é preencher 2.860 vagas em todo o Estado

O governador Mário Covas anunciou na tarde desta quinta-feira, dia 28, que a Secretaria da Educação vai realizar, no começo do próximo ano, um concurso público para preencher 2.860 vagas de Diretor de Escola em todo o Estado. Os aprovados deverão assumir o cargo ainda no segundo semestre de 2001. O anúncio foi feito durante audiência com membros da Udemo (Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo) e com a secretária da Educação, Rose Neubauer.

A rede estadual conta hoje com cerca de 6.000 estabelecimentos de ensino em todo o Estado. Desse total, 5,2 mil escolas têm porte para serem conduzidas por um diretor, cargo que hoje é exercido por 1,9 mil profissionais efetivos. ‘Temos esse déficit atualmente porque houve uma quantidade muito grande de aposentadorias e de novas escolas inauguradas’, observou Rose Neubauer. A maioria das unidades vem sendo dirigida por professores comissionados que assumiram interinamente. A secretária também explicou que ‘com esse concurso teremos um feito inédito: mais de 90% das escolas com diretores efetivos, já que, dos 5,2 mil estabelecimentos de grande porte, somente 440 continuarão com o cargo em aberto’.

Pré-requisitos

A expectativa da Secretaria da Educação é de que o concurso atraia cerca de 20 mil interessados. Já para o presidente da Udemo, Roberto Augusto Torres Leme, o número de candidatos pode chegar a mais de 25 mil. O dirigente sindical manifestou satisfação com o anúncio do concurso, uma das reivindicações permanentes da entidade.

Leme destacou a importância do intervalo que será dado entre as inscrições e a data das provas, prevista para os meses de fevereiro ou março. ‘É um tempo razoável para os interessados estudarem, sobretudo nas férias de janeiro.’

Das 2.860 vagas abertas, cerca de 45% serão destinadas a escolas da Capital e Região Metropolitana e o restante para instituições estabelecidas no Interior do Estado. O salário inicial do diretor é de R$ 1,5 mil para 40 horas semanais. Os interessados deverão ter oito anos de magistério em qualquer rede de ensino (estadual, municipal ou particular), licenciatura plena em Pedagogia, ou ter concluído mestrado ou doutorado em Educação.

As provas deverão conter conhecimentos gerais e conhecimentos específicos da atribuição de um diretor de escola. ‘É uma forma de valorizar os professores que hoje estão atuando interinamente como diretores’, disse Neubauer, acrescentando que os professores terão pontuação maior no concurso. “Mas isso não significa que daremos prioridade a eles”, enfatizou.

Capacitação

A Secretaria da Educação informou que os atuais 1,9 mil diretores efetivos da rede estadual estão recebendo capacitação gerencial, que abrange as áreas de pedagogia e administração. Ainda este ano, esses profissionais também serão treinados em Informática, com cursos de Excel e Internet, considerados ferramentas fundamentais na gestão das escolas.

Os diretores selecionados no novo concurso, de acordo com Neubauer, também passarão pelos cursos de capacitação, além de outros voltados ao ingresso na rede pública.

Gislene Lima