Governo do Estado abre inscrição para sorteio de 84 casas na região de Marília

Inscrições acontecem nos dias 28 e 29 de janeiro

qui, 27/01/2000 - 10h09 | Do Portal do Governo

Inscrições acontecem nos dias 28 e 29 de janeiro

Dando continuidade ao programa habitacional do Governo do Estado, a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), vinculada à Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo, abre inscrição para o sorteio de 54 casas em Alvinlândia e 30 em Ocauçu, cidades localizadas na região de Marília. As unidades terão 39,57 m² de área, dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e serão construídas pelo sistema de mutirão, programa denominado Habiteto no interior. Em Alvinlândia o empreendimento será erguido na rua Ana Margarida e em Ocauçu o endereço é a Avenida Colombo.
O Habiteto é uma parceria em que as prefeituras doam o terreno e a CDHU supervisiona as obras, repassando uma cesta de material para a construção das moradias, que sai por volta de R$ 4,4 mil. O programa beneficiou, nesta segunda gestão do governador Mário Covas, 1.966 famílias e mais de 14 mil unidades seguem em construção. De 1995 a 1998 o total acumulado foi de 6.705 unidades entregues.
As inscrições acontecem nos dias 28 (sexta-feira) e 29 (sábado) deste mês, das 9 às 12 e das 13 às 17 horas. O local de inscrição em Alvinlândia é o Centro Comunitário ‘Urbano Sebastião Manzano’, rua Getúlio Vargas, s/nº. Em Ocauçu elas acontecem no Centro Comunitário ‘Zoraide de Menezes Marzola’, rua André Menegucci, 150.

Sorteio: a forma mais democrática de distribuir moradias

As moradias serão sorteadas posteriormente em local público e na presença de todos os participantes, em data previamente divulgada. O sorteio vem sendo adotado desde o início de 1995 para a distribuição de casas e apartamentos: é transparente, democrático e impede qualquer favorecimento político, como ocorria em outras gestões.
Para participar, as famílias devem ter renda mensal entre um e dez salários mínimos. Além disso, é necessário comprovação de residência ou trabalho no município por no mínimo três anos, não possuir imóvel no Estado de São Paulo, não fazer parte de outro programa de financiamento de imóvel em qualquer localidade do país e ter família constituída.
Apenas o chefe da família ou seu cônjuge podem fazer a inscrição e, para isso, deverão levar RG, CIC e Carteira de Trabalho dos dois, comprovante de renda de todos os membros da família e comprovante de residência.
Vale lembrar que 5% das moradias são reservadas para famílias que tenham algum membro portador de deficiência física e, neste caso, é preciso apresentar também um laudo médico. Os sorteados terão prazo de até 25 anos para quitar o financiamento e só começam a pagar as prestações (a mínima é de R$ 20,40) após a entrega das chaves.