Governo do Estado abre Campanha de Vacinação contra Gripe para Idoso

Campanha foi aberta pelo governador Cláudio Lembo

seg, 24/04/2006 - 12h50 | Do Portal do Governo

Pessoas com 60 anos de idade ou mais têm até o dia 29 de abril para tomar a vacina contra a gripe.

O governador Cláudio Lembo participou nesta segunda-feira, dia 24, da abertura da Campanha de Vacinação para o Idoso contra Gripe. O evento, realizado no Centro de Referência do Idoso do Mandaqui, na zona norte da Capital,  contou com a presença do secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

“Tenho certeza que a campanha será um sucesso, porque ela é  muita bem trabalhada pela Secretaria Estadual da Saúde”, disse o governador.

A expectativa do Governo é imunizar pelo menos 2,5 milhões de pessoas. Esse número corresponde à meta de 70% dos cerca de 3,6 milhões de idosos no Estado.

Durante a campanha deste ano, a Secretaria da Saúde colocou à disposição da população cerca de 6,3 mil postos fixos e volantes, funcionando das 8 às 17 horas. “É importante ressaltar que no dia 30 (domingo) e no dia 1º de maio (Dia do Trabalho) os postos não vão funcionar”, informou Barradas.

A distribuição e a aplicação das doses envolvem cerca de 30 mil profissionais, 2,3 mil carros e quatro barcos em todo o Estado. A campanha inclui também a vacinação de idosos internados em asilos.

Em 2005, o Estado teve 77,7% de adesão à campanha, superando a expectativa de 70%. “Este ano, nós pretendemos superar os 80%”, disse o secretário da Saúde.

Barradas afirmou que a vacina não causa reações adversas graves e se evita complicações causadas pelo vírus.

Além da vacina contra a gripe, o Governo oferece à população a vacina dupla, contra tétano e difteria, e a vacinação contra pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites. A vacina contra Influenza não tem contra-indicação e nem causa reação.

Macedo Júnior