Governo do Estado abre 32º Festival de Inverno de Campos do Jordão

Mário Covas é homenageado na abertura do Festival, com auditório lotado no primeiro dia do evento

dom, 08/07/2001 - 12h54 | Do Portal do Governo


Momentos de emoção precederam a abertura oficial do 32º Festival de Inverno de Campos do Jordão, organizado pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, na noite deste sábado, dia 7. O governador Geraldo Alckmin e o secretário estadual da Cultura, Marcos Mendonça, descerraram uma placa homenageando o ex-governador Mário Covas, no hall do Auditório Claudio Santoro, em reconhecimento à sua contribuição pela cultura e, especialmente ao Festival de Inverno.

D. Lila Covas se emocionou bastante ao ler os dizeres da inscrição: ‘Os 17.752 músicos e bolsistas que nos últimos sete anos participaram do Festival de Inverno de Campos do Jordão homenageiam o governador Mário Covas a quem a cultura de São Paulo deve seu renascimento.’

O governador Geraldo Alckmin disse que esta foi uma homenagem oportuna em memória daquele que tanto contribuiu não apenas para o Festival de Inverno, mas para a cultura do Estado. ‘Mário Covas possibilitou a construção da Sala São Paulo, melhor sala de concertos da América do Sul, a Pinacoteca, a Universidade Livre de Música, enfim, alguém que realmente se dedicou à cultura.’ Sobre a programação do Festival neste ano, Alckmin destacou os espetáculos especialmente direcionados para o público infantil.

Na seqüência, com o Auditório Claudio Santoro completamente lotado, a Orquestra Sinfônica do Estado, regida pelo maestro Roberto Minczuk, fez o concerto de abertura, tendo como solistas o pianista Nelson Freire e o barítono Thomas Potter. O público ouviu atentamente cada acorde e, no final, aplaudiu calorosamente. Destaque também para as vozes do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado, sob a regência da maestrina Naomi Munakata e do Coral Paulistano, sob a regência de Samuel Kerr.