Governo do Estado abre 31º Festival de Inverno de Campos do Jordão

Ópera e dança dividem o palco com o melhor da música erudita em Campos

sáb, 08/07/2000 - 11h04 | Do Portal do Governo

Ópera e dança dividem o palco com o melhor da música erudita em Campos

Ao organizar o Festival de Inverno de Campos do Jordão deste ano, a Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, mantendo seu compromisso com a qualidade, preocupou-se, também, em renovar a estrutura desse que é o principal evento da música em nosso país. Assim, o Festival chega à sua 31° edição abrindo espaços para a ópera e a dança, que terão destaque ao lado das principais orquestras e solistas brasileiros, além de nomes internacionais, como o pianista vietnamita Dang Thai Son. Na praça de Capivari estão previstas apresentações de Moraes Moreira, Banda Man-tiqueira e Altamiro Carrilho, entre outros. Mas é em sua face pedagógica que o Festival traz as mais importantes inovações. Se nos anos anteriores o trabalho com a formação de orquestras centralizava as atenções de professores e bolsistas, este ano serão os grupos de câmara e repertório os destaques nos workshops. ‘Queremos fazer um trabalho mais profundo com cada um dos bolsistas, quase todos já integrantes de orquestras’, explica o Secretário de Cultura, Marcos Mendonça.
Para o diretor do Festival, maestro Antônio Carlos Neves, a nova proposta surgiu de uma análise dos festivais anteriores e das próprias reivindicações dos bolsistas. ‘Reforçaremos as aulas individuais e daremos tratamento diferenciado a cada aluno, uma vez que o músico de câmara é, fundamentalmente, um solista’.
Os resultados, explica o maestro, serão inovadores. “Em lugar de uma or-questra sem identidade definida, teremos grupos de câmara, um grupo de cordas, uma orquestra de metais e até uma sinfonieta (pequena orquestra sinfônica).”
O 31° Festival de Inverno de Campos do Jordão conta, mais uma vez, com o patrocínio da Telesp Celular, que renova seu compromisso com ações culturais de qualidade. É o Governo de São Paulo dando ênfase à sua política de parceria com a iniciativa privada, que vem desde 1995, permitindo a realização de festivais de nível internacional a custo zero para o Estado.
Todas as informações sobre o festival poderão ser obtidas pelo site www.cultura.sp.gov.br/campos