Governo discute questão da Segurança Pública no Vale do Ribeira

Aumento de efetivo policial e reengenharia dos distritos da Polícia Civil estiveram entre os temas

sex, 08/04/2011 - 22h00 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar de São Paulo vai ganhar mais de 6.300 novos soldados até o final de 2011 – esse é o maior contingente já formado no período de um ano. A novidade foi informada pelo secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, em um encontro com os 23 prefeitos dos municípios da região do Vale do Ribeira, nesta sexta-feira, 8, em Registro.

A reunião ocorreu durante o primeiro seminário do programa São Paulo Governo Presente: A Vez do Vale, no Centro de Educação e Cultura Kagai Kogyo Kabushiki Kaisha, localizado na rua Miguel Abyazar, em Registro, onde estiveram presentes os 26 secretários de Estado e o governador Geraldo Alckmin discutindo diversas medidas que serão adotadas pelo secretariado paulista para atender as demandas da região.

O aumento do efetivo policial foi a principal solicitação feita ao secretário. Segundo ele, em março a PM formou 2.332 soldados. “Até o final do ano teremos mais 4 mil soldados formados; em outubro, 2.300; e 1.600 em dezembro. Assim, teremos condições de suprir o efetivo da região, que é muito escasso”, argumentou Ferreira Pinto.

Ao falar sobre reengenharia dos distritos da Polícia Civil, o secretário garantiu que “nenhuma unidade será fechada, em especial em municípios que tenham menos de 5 mil habitantes”. O Vale do Ribeira possui 23 municípios distribuídos entre os Departamentos de Polícia Judiciária do Interior 6 (Santos), 7 (Sorocaba), e Demacro (Grande São Paulo).

Vale do Ribeira

Com o objetivo de combater a criminalidade na região do Vale do Ribeira, o Governo do Estado de São Paulo investiu, em 2010 e no início deste ano, em equipamentos tecnológicos, viaturas e reforços policiais, que irão ajudar nos trabalhos das polícias locais.

A Polícia Militar recebeu, entre o meio do ano de 2010 e começo deste ano, 19 novas viaturas, sendo dez delas entregues para o patrulhamento rural e nove para o patrulhamento ostensivo da região. Em 2011 a região recebeu 91 policiais militares e, a partir de junho, as unidades da Policia Militar da região começarão a registrar boletins de ocorrências, especialmente para pessoas que não tenham acesso à internet.

Já no âmbito da Polícia Civil, está em projeto a construção da nova sede da delegacia de Ilha Comprida, no Deinter 6, onde são atendidos 9.027 habitantes. Também foram feitos diversos investimentos em viaturas, novas tecnologias e armamentos que contribuirão com o aperfeiçoamento do trabalho da Polícia Civil.

Da Secretaria da Segurança Pública