Governo discute Lei Paulista de Inovação

Meta é estimular a participação de universidades, empresas e pesquisadores do processo de inovação tecnológica

ter, 20/10/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Desenvolvimento, em parceria com a Agência de Inovação Inova Unicamp, promove nesta quarta-feira, 21, o 1º Seminário Paulista de Inovação e Parques Tecnológicos. O evento será realizado no Centro de Convenções da Unicamp e vai debater os avanços da Lei Paulista de Inovação (Lei Estadual 1.049/2008). 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, o seminário pretende estimular universidades, empresas e pesquisadores a participar do processo de inovação tecnológica. “A divulgação da lei vai ajudar a superar os principais entraves ao fortalecimento da inovação técnico-científica, intensificando a integração dos centros de conhecimento aos setores de produção”, explica. 

Saiba mais sobre a Lei Paulista de Inovação

A Lei Paulista de Inovação foi criada para ampliar a integração dos centros de conhecimento aos setores de produção por meio de incentivos diretos (autorização para utilização da infraestrutura de pesquisa existente, comercialização de patentes, licenças, remuneração aos inventores, apoio financeiro e até mesmo participação do Estado em sociedades de propósito específico, fundos de investimento e outros). O objetivo é criar a ambiência propícia para essa interação por intermédio de parques tecnológicos e incubadoras de empresas. 

Estão também entre as inovações da Lei, a possibilidade de atuação do pesquisador público nos setores da produção (prestação de consultoria técnico-científica), previsão de mecanismos de apoio ao inventor e autorização ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado (IPT) e ao Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) para constituírem subsidiárias. 

Da Secretaria de Desenvolvimento