Governo desenvolve diversas ações para estimular cultura do café

Ações que vão desde pesquisa, apoio técnico-científico até criação de linhas de financiamento especificas para o setor

seg, 24/05/2010 - 14h56 | Do Portal do Governo

A data de 24 de maio foi escolhida pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) como o Dia Nacional do Café. Para estimular o crescimento dessa importante cultura, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Câmara Setorial do Café criaram um conjunto de ações que vão desde a pesquisa, apoio técnico-científico até criação de linhas de financiamento especificas para o setor.  

Entre essas ações, destacam-se a campanha Sabor da Colheita e o concurso estadual para eleger os melhores cafés da safra, com prévias regionais. Após a apuração dos resultados, é criada a edição especial dos Melhores Cafés da Safra, que são colocados nas gôndolas dos supermercados . Há também a participação no Concurso Nacional dos Melhores Cafés de Safra, patrocinado pela Abic.

O programa Selo de Qualidade – Produto de São Paulo também é uma iniciativa da secretaria que está trazendo resultados animadores. As empresas que já foram certificadas são Café Canecão/ Gran Reserva da Coopinhal/ Mitsui Alimentos do Café Tutta Creme/ Torrefação Café Serra da Grama/ Café Ituano da Gazzola Chierighini Alimentos.

A garantia de qualidade de um produto é tão importante para o setor, que o governo federal anunciará hoje na sede do Ministério, em Brasília, um regulamento de qualidade para o café torrado em grão e torrado e moído. É a primeira legislação publicada no mundo. A norma prevê critérios rigorosos para garantir a pureza da bebida. Dentre as regras, estão percentuais máximos de impureza no produto e classificação quanto a características sensoriais como sabor, aroma e fragrância.

Financiamento

A linha de financiamento passou por reformulações e o novo texto que já foi aprovado e deverá em breve entrar em funcionamento. Foram unificadas duas linhas existentes e agora o teto é de R$ 100 mil por produtor para aquisição de equipamentos necessários para o preparo do café, além de recursos destinados à construção na área onde os equipamentos serão instalados, irrigação. As linhas de financiamento oferecidas pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) contemplam todas as regiões do Estado e oferecem juros de 3% ao ano e prazos de até cinco anos para pagar.

Maior produtor mundial

Atualmente o Brasil é o maior produtor mundial, sendo responsável por 30% do mercado internacional, volume equivalente à soma da produção dos outros seis maiores países produtores. É também o segundo mercado consumidor, atrás somente dos Estados Unidos, de acordo com a Abic.

No ano passado, o consumo per capita no Brasil foi de 4,65 kg de café torrado, quase 78 litros por pessoa/ano, aumento de 3% em relação ao período anterior. Esse consumo se aproxima ao de países como Alemanha e supera os índices de Itália e França, que são grandes consumidores da bebida. Mas, os países nórdicos (Finlândia, Noruega, Dinamarca) ainda são campeões, com um consumo próximo aos 13 kg por habitante/ano.

A produção concentra-se no centro-sul do país, onde se destacam quatro estados produtores: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Paraná. As regiões Norte e Nordeste tem plantações na Bahia e Rondônia.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento