Governo desenvolve ação integrada para solucionar problemas em Cubatão

Medidas emergenciais visam garantir o abastecimento na Baixada Santista durante o Carnaval

sex, 25/02/2000 - 17h29 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, numa ação conjunta entre as Secretarias de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, Meio Ambiente, e Transportes – em parceria com a Ecovias -, adotou uma série de medidas, que visam proteger a área de captação de água para abastecimento público, no município de Cubatão. Com isto, espera-se poder garantir o fornecimento de água, em quantidade e com qualidade adequadas, em toda a Baixada Santista durante o Carnaval.
As principais medidas emergenciais incluem a paralisação das intervenções na calha do rio Pilões até o final do período de Carnaval, sendo permitida apenas a remoção dos blocos de pedra e demais sedimentos que apresentem riscos para a ponte da estrada de serviço e para a Estação de Tratamento de Água Pilões; a limpeza da ETA Pilões, pela Ecovias, com a remoção total dos sedimentos e sua posterior disposição em local adequado; além da implantação do sistema de monitoramento contínuo de turbidez na área da ETA Pilões, com comunicação direta à Sabesp, permitindo medidas operacionais que evitem a entrada excessiva de sedimentos no sistema de tratamento. A Ecovias responsabiliza-se pelo monitoramento contínuo durante todo o período crítico.
A médio e longo prazos, serão definidas ainda outras medidas corretivas, a serem definidas pelos órgãos competentes, como forma de solucionar integralmente o problema, que causou a diminuição da produção de água nos últimos dias.