Governo debate relações comerciais com sul da França

Objetivo é aprofundar a relação de negócios entre as duas regiões

qua, 11/11/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Desenvolvimento realiza nesta quarta-feira, 11, a partir das 14 horas, o Colóquio São Paulo – Provence-Alpes-Côte D’Azur sobre Inovação e Negócios: Compartilhando Ideias, Multiplicando Oportunidades. O objetivo do encontro que reunirá empresários e gestores públicos paulistas e do sul da França é promover uma troca de experiências entre o Estado de São Paulo e a região francesa de Provença-Alpes-Costa Azul (PACA) e, com isso, aprofundar a relação de negócios entre as duas regiões. 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, o evento vai estimular a formação de parcerias entre iniciativas empresariais paulistas e francesas, como já ocorre em São Carlos, com o acordo de cooperação entre o Parque Tecnológico e o Polo de Ótica e Fotônica de Marselha (POPsud). “A ideia é compartilhar conhecimentos em diversas áreas focadas no avanço da ciência, tecnologia e inovação, em especial no que tange às políticas públicas voltadas a Arranjos Produtivos Locais (APLs) e Parques Tecnológicos”, explica. 

A abertura do evento contará com as presenças do secretário de Desenvolvimento e do vice-presidente da região de Provença-Alpes-Costa Azul, Patrick Allemand, além do secretário-adjunto de Desenvolvimento, Luciano de Almeida, e do presidente da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – Investe São Paulo, Mario Mugnaini. Durante o encontro haverá apresentações de empresários franceses e especialistas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e do Sebrae-SP, além de mesas-redondas sobre os setores aerospacial, marítimo e fotônico (fibra ótica). 

Sobre a região francesa 

Provença-Alpes-Costa Azul (em francês Provence-Alpes-Côte D’Azur), também chamada de PACA, é uma das 26 regiões administrativas da França. Situada ao sul do país, é banhada pelo Mar Mediterrâneo e faz limite com a Itália ao leste. Além de abrigar patrimônios artísticos e belezas naturais paradisíacas, como o golfo de Saint-Tropez, e as cidades de Avignon e Marselha, a região é reconhecida internacionalmente como um polo de pesquisa de ponta e inovação. 

Apesar de ser um território pequeno, apenas 5,8% de todo o território nacional, PACA é uma região extremamente rica, a 3ª mais rica da França.  O setor de serviços mercantis produz cerca de 54,1% do PIB da região, contra 15,7% da indústria, 4,5% do setor de construção e 2,3% da agricultura. 

Desde 2002, o Estado de São Paulo mantém um protocolo de cooperação tecnológica, científica e educacional com a região francesa. O acordo permitiu a realização de diversos encontros de negócios e visitas técnicas, com destaque para o Seminário de Oportunidades de Negócios na Região de PACA, realizado em 2006, na cidade de São Paulo, que contou com a participação de mais de cem empresas. Segundo balanço feito um ano e meio após o evento, foram apontados resultados em negócios na ordem de 2,5 milhões de Euros, principalmente nas áreas espacial, de software industrial e vinhos. 

Da Secretaria de Desenvolvimento