Governo debate educação ambiental na região de Botucatu

Educadores trocam experiência sobre o Projeto Criança Ecológica

dom, 04/10/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

Com a presença de mais de 230 professores de 50 municípios, a Secretaria do Meio Ambiente realizou, nessa semana, o Encontro Regional de Educação Ambiental. O objetivo do encontro, realizado em Botucatu, foi apresentar o Projeto Criança Ecológica e trocar experiências entre municípios que já iniciaram a implantação do projeto na rede municipal.

“Nós temos que sensibilizar as pessoas para que atuem a favor do meio ambiente. A melhor maneira de fazer isso é educando as crianças”, explicou o secretário Xico Graziano, que participou da abertura do evento.

Na ocasião, a prefeitura de Botucatu assinou um convênio com a Secretaria do Meio Ambiente para que o livro “Criança Ecológica – Sou dessa turma!” seja distribuído na rede municipal de ensino. Os professores também receberão um guia de como trabalhar o livro em sala de aula.

“Faltava para os municípios um modelo como esse, que dá o norte para a educação ambiental”, afirmou Mário Sérgio Rodrigues, secretário municipal de meio ambiente de Botucatu. Segundo o prefeito João Cury Neto, o projeto ajuda a mudar conceitos: “É importante incentivar as boas práticas ambientais, a agenda positiva, não apenas ter ações punitivas”, disse.

O município de Ibaté foi um dos que apresentou sua experiência de implementação do Criança Ecológica no Encontro. As crianças da rede municipal da cidade passaram a receber sacolas para colocar material reciclável da escola e de casa. Em apenas uma semana, seis escolas conseguiram coletar uma tonelada de lixo.

“Não tínhamos achado ainda uma maneira de envolver e conscientizar a população da importância de fazer sua parte pelo meio ambiente. Com a ajuda do Criança Ecológica e trabalhando com os alunos, percebemos uma grande diferença.”, conta João Vítor Rosa, interlocutor do projeto Município VerdeAzul de Ibaté.

Outros quatro Encontros de Educação Ambiental estão programados para acontecerem em diferentes regiões do Estado até o final do ano.

Da Secretaria do Meio Ambiente