Governo de SP visita Bom Prato Móvel Jardim Ângela

Em operação desde março, a unidade já serviu mais de 34 mil refeições à população local

sex, 26/08/2022 - 13h00 | Do Portal do Governo

O governador Rodrigo Garcia acompanhou nesta sexta-feira (26) o atendimento do Bom Prato Móvel Jardim Ângela, na zona sul da capital. Em operação desde março deste ano, a unidade móvel serve 300 almoços por dia, de segunda à sexta-feira, ao custo de R$ 1.

“Estou aqui nessa manhã fazendo a distribuição do Bom Prato Móvel. O Bom Prato é um grande programa de segurança alimentar. A gente sabe que a desigualdade aumentou nos últimos tempos, por isso a gente criou o Bom Prato Móvel, que aproveita as unidades que existem, aumenta a receita, aumenta a cozinha e faz com que a gente leve a marmita na comunidade, naqueles locais onde não tem um restaurante físico”, disse Rodrigo Garcia.

A unidade móvel leva refeições equilibradas a baixo custo a quem mora no Jardim Ângela e não tem como frequentar a unidade fixa no Capão Redondo. Atualmente, a unidade móvel está localizada na rua Miguel de Jesus Correa. Até o momento, já foram ofertados mais de 34 mil almoços na região. O transporte dos alimentos é feito em caixas hotbox para garantir a segurança sanitária e a temperatura das refeições, que são servidas em embalagens descartáveis.

“As famílias do Jardim Ângela contam com refeição de qualidade com a unidade móvel do Bom Prato. Assim ficam com outra opção além da unidade fixa do Capão Redondo”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Laura Machado.

Na última terça-feira (23), a Secretaria de Desenvolvimento Social anunciou dez novas unidades móveis, sendo oito já em circulação nos distritos de Cidade Ademar, Heliópolis, Itaim Paulista e São Miguel, na capital; Cubatão e Guarujá, na baixada santista; Mogi das Cruzes, na região metropolitana e, Araraquara, no interior. Na próxima semana, outras duas unidades entram em circulação: Barretos, no interior, e Cidade Dutra, na capital.

Bom Prato

Atualmente, a rede de restaurantes populares conta com 66 unidades fixas, sendo 11 delas entregues nos últimos três anos: Presidente Prudente, São Bernardo do Campo I e II, Cubatão, Cidade Dutra, Itapevi, Francisco Morato, Embu das Artes, Cotia, Praia Grande e Jacareí.

Até o final de 2022, serão entregues outras oito unidades fixas. Os restaurantes fixos serão instalados nos bairros de M’ Boi Mirim, Parelheiros e Armênia, na capital; Jundiapeba/Mogi das Cruzes, Santo André e Diadema, na RMSP, e Sumaré e Ribeirão Preto, no interior.

Gratuidade

Desde maio de 2020, a pasta social do estado tem oferecido, de forma inédita, gratuidade nas refeições do Bom Prato para as pessoas em situação de rua. Adotada durante a fase mais fase aguda da pandemia da COVID-19, a política pública de gratuidades das refeições, que inicialmente iria até 31 de julho, foi prorrogada até 31 de dezembro. Até o momento, o Estado já financiou e forneceu mais de 2,2 milhões de refeições gratuitas.

A gratuidade das refeições é estabelecida a partir de convênio com as prefeituras, sendo de responsabilidade municipal a identificação e localização dos beneficiários, além da entrega dos cartões às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.