Governo de SP vai ajudar a construir metrô de Salvador

Profissionais da CPTM serão responsáveis pelo treinamento dos funcionários baianos

qua, 12/08/2009 - 16h01 | Do Portal do Governo

O governador de São Paulo, José Serra, assinou um protocolo de intenções com o município de Salvador para auxiliar na instalação e no desenvolvimento do metrô da capital baiana. Pelo acordo firmado na última segunda-feira, 10, o Estado de São Paulo será responsável pela capacitação dos empregados e elaboração de planos de operação e manutenção da rede metroviária.

O convênio prevê que a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a CTS (Companhia de Transportes de Salvador) realizem reuniões regularmente para a criação do plano de trabalho. O grupo também será responsável pela indicação de gestores para coordenar a implantação do sistema em Salvador. “A gente foi buscar o que há de melhor no Brasil em termos de qualidade, excelência e operação de metrô”, disse o prefeito de Salvador, João Henrique.

“Vocês vão ter toda a ajuda que for necessária para formar as pessoas para poderem planejar, operar e manter esse metrô. Vocês vão ter toda a cooperação do Governo de SP e vamos fazer isso com muito prazer e satisfação”, afirmou José Serra.

Além do governador de São Paulo, também participaram da cerimônia o secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, José Luiz Portella, o presidente da CPTM, Sérgio Henrique Passos Avelleda, o secretário municipal dos Transportes Urbanos e Infraestrutura de Salvador, Antônio Almir Santana Junior, e o presidente da CTS, Luiz Herbert Silva Motta.

O metrô de Salvador deve começar a funcionar em março de 2010. Até a data, as atividades realizadas pela CPTM serão financiadas pela CTS, que pretende repassar a manutenção e operação à iniciativa privada em outubro do próximo ano.

Do Portal do Governo de São Paulo