Governo de SP terá 10 mil vagas para cursos gratuitos de idiomas

Escola na zona norte da capital oferece quatro modalidades e recebe alunos de outras cidades; para ingressar, estudante deve estar matriculado nos cursos regulares das escolas estaduais

qui, 18/06/2009 - 20h37 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação de São Paulo anunciou a abertura de mais de 10 mil vagas para cursos de línguas ministrados em todo o Estado. São oferecidas oportunidades para estudar alemão, japonês, francês, espanhol e italiano em 84 Centros de Estudos de Línguas (CELs). Só na Capital e Grande São Paulo são 35 unidades.

As aulas terão início em agosto deste ano e, para conseguir o certificado, o aluno estuda durante seis semestres – três anos. Em 2008, cerca de 20 mil alunos passaram pelos CELs.

“Aprender línguas estrangeiras é fundamental para o enriquecimento cultural dos alunos. Saber outros idiomas é um diferencial na hora de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho”, afirma o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

Os alunos da rede estadual já têm aulas de inglês na grade curricular e os CELs são uma chance de aprender um terceiro idioma. Para se inscrever é preciso ser aluno de escola estadual (em cursos regulares ou supletivos a partir da 6ª série do Ensino Fundamental). Estudantes de escolas técnicas estaduais também podem freqüentar as aulas.

Os interessados devem procurar a unidade do CEL mais próxima e apresentar comprovante de matrícula escolar e documento de identidade para se inscrever. Alunos menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável. O período de inscrição e os idiomas oferecidos variam de acordo com a unidade. Mais informações podem ser encontradas no site da Secretaria www.educacao.sp.gov.br.

Na capital

Um dos 84 CELs funciona na Escola Estadual Albino César, na zona norte de São Paulo, e possui cerca de 800 alunos. No local, os estudantes do próprio colégio ou de outros centros de ensino da região podem cursar espanhol, italiano, francês e alemão. “Temos 31 turmas em funcionamento e atendemos alunos de várias escolas da região, inclusive do município de Guarulhos”, disse Ana Paula Lopes, coordenadora do CEL.

O sucesso da entidade se reflete no aprendizado e no futuro dos alunos. “Escolhi o curso de espanhol porque é uma das línguas mais faladas do mundo e vai ajudar na minha carreira”, afirmou Carolina Roza, 15 anos, que cursa o 5º semestre. Para sua colega de sala Raíssa Tertuliano, 18 anos, o idioma também será decisivo na profissão. “Faço faculdade de turismo e acho que aprender espanhol vai me ajudar muito”, disse.

A instituição também atende alunos especiais. Deficiente visual, Rodolfo Monteiro Orlando, 20 anos, cursa o 4º semestre de espanhol. “Acho a língua muito bonita, muito procurada e é mais fácil de aprender que as outras”, explicou.