Governo de SP tem ação inédita de ressocialização

455 reeducandos do regime semiaberto irão pintar 19 escolas estaduais

qui, 11/02/2016 - 20h54 | Do Portal do Governo

Dezenove escolas da rede estadual vão ganhar uma cara nova no mês de fevereiro. A tarefa será realizada por 455 reeducandos que cumprem o regime semiaberto e foram selecionados para pintar as paredes das unidades de ensino.

A ação é uma parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, a Secretaria da Administração Penitenciária e a Secretaria da Educação. A proposta é que a iniciativa de ressocialização seja replicada em outras regiões.

Cada unidade recebe o apoio de 25 pessoas. A diferença de outros projetos é que durante as atividades os participantes passam por um curso rápido de aperfeiçoamento, 25 horas de aulas teóricas e 75 horas de aulas práticas. O objetivo é que os candidatos aproveitem a experiência com opção de trabalho fora dos presídios.

Os municípios e escolas foram escolhidos de acordo com a demanda de reeducandos na região. Confira aqui os municípios, unidades e escolas escolhidas para a primeira fase do projeto.

Todos os selecionados receberão uma bolsa auxílio de R$ 420,00 e terão a oportunidade de se tornarem um micro empreendedor individual com apoio da Secretaria.

Na rede estadual, sempre nos meses que antecedem a volta às aulas, a Secretaria organiza serviços de manutenção e limpeza nos prédios. Neste ano, foram repassados R$ 37 milhões. A previsão é que os serviços terminem antes do retorno dos alunos, marcado para 15 de fevereiro.

Via Rápida Expresso
O Via Rápida Expresso tem como objetivo oferecer cursos de curta duração, na área da construção civil (pintores), para presos do regime semi-aberto, internos em regime semi-aberto da Fundação Casa e trabalhadores desempregados. Em 2016, a iniciativa oferecerá 10 mil vagas.

Do Portal do Governo do Estado