Estado de SP tem 703 vagas de trabalho para pessoas com deficiência

Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência já inseriu mais de 13,5 mil cidadãos no mercado de trabalho; veja como se cadastrar

ter, 21/03/2017 - 17h44 | Do Portal do Governo

Mais de 13,5 mil pessoas com deficiência já foram inseridas no mercado de trabalho por meio do Padef (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência), desde sua implantação em 1995 pelo Governo do Estado. Além da intermediação de mão de obra e captação de oportunidades, o programa participa e promove eventos que visem ampliar e garantir a inclusão.

Nesta semana, estão disponíveis 703 vagas de trabalho exclusivas para pessoas com deficiência.

Como participar
Primeiramente, as pessoas com deficiência e empregadores devem se cadastrar no site do Programa Emprega SP. Outra opção é comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Os documentos necessários para os candidatos são RG, CPF, PIS (quando tiver), carteira de trabalho, laudo médico com o Código Internacional de Doenças (CID) e Audiometria (no caso de deficiência auditiva). Quem não tiver o laudo será orientado no próprio PAT sobre como proceder para conseguir a documentação exigida. Para o empregador, é preciso CNPJ, Razão Social, endereço e nome do solicitante da vaga

Para descobrir o endereço do PAT mais próximo, acesse: www.emprego.sp.gov.br/institucional/equipe/

Como funciona
Aos trabalhadores, o Padef oferece avaliação de perfil profissional, orientação quanto ao laudo médico e as exigências do mercado de trabalho, encaminhamento para cursos e/ou vagas disponíveis, emissão de carteira de trabalho e habilitação do seguro-desemprego e divulgação de oportunidades de emprego.

Aos empregadores, pré-seleção e encaminhamento de candidatos, salas para processos seletivos, orientação para análise de funções e palestras de sensibilização.

Dados nacionais
Segundo o censo do IBGE 2010, são mais de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência (23,9% da população). No Estado de São Paulo, existem 9,34 milhões de pessoas com deficiência.

Segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2013, 357.797 mil pessoas com deficiência têm emprego formal no país.