Governo de SP recebe prêmio pelo Programa Vila Dignidade

Programa da CDHU recebeu "Selo de Mérito" da Associação Brasileira de Cohabs

ter, 16/03/2010 - 15h26 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), recebeu o “Selo de Mérito” da Associação Brasileira de Cohabs (ABC) pelo Programa Vila Dignidade. O prêmio, que está em sua 12ª edição, reconhece a contribuição de pessoas e entidades no aperfeiçoamento, melhoria e qualidade das habitações de interesse social no país. O Vila Dignidade, que teve seu primeiro condomínio entregue no mês passado em Avaré, foi criado pela CDHU para garantir moradia digna e assistência social à população idosa de baixa renda.

O programa prevê a construção de condomínios com até 24 casas projetadas segundo conceito do Desenho Universal, que permite facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente. “A habitação de interesse social tem que ser um exemplo de acessibilidade. A importância desse prêmio é incentivar os construtores e mostrar que é possível aliar o conceito de acessibilidade ao de moradias populares”, disse Lair Krähenbühl, secretário da Habitação e presidente da CDHU.

O Vila Dignidade foi o terceiro projeto do Governo premiado  pela  ABC  nos  últimos  dois  anos.  Na edição anterior, os programas “Cidade Legal”, de regularização fundiária, e “São Paulo de Cara Nova”,  que  revitaliza  fachadas  de moradias, também receberam o “Selo de Mérito”.

As casas do Vila Dignidade têm um dormitório, sala conjugada à cozinha, banheiro, área de serviço, aquecedor solar e uma pequena área externa nos fundos que pode ser utilizada como jardim ou horta. Todas as moradias possuem itens de segurança e acessibilidade, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade  e  altura  ideais,  rampas  e pisos antiderrapantes, entre outros.

Recursos  de acessibilidade também foram instalados nas áreas comuns dos condomínios para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto aos novos moradores.   Os   conjuntos  têm  projeto  paisagístico  diferenciado  para proporcionar  um  ambiente  agradável  e  contam,  ainda,  com  salão  para atividades diversas, como festas, reuniões, cursos, dentre outras.

Além  de  Avaré, a CDHU já assinou contrato com empresas para construção de  condomínios  em  Itapeva,  Ribeirão  Preto  e  São José do Rio Preto. O programa será implantado também em Araraquara, Bauru, Caraguatatuba,  Cotia, Cubatão,  Itapetininga,  Jaú,  Jundiaí,  Ituverava,  Limeira, Marília, Mogi Mirim, Presidente Prudente, Santos, São José dos Campos e Tupã.

Da CDHU