Governo de SP realiza ações de prevenção aos incêndios florestais

Atitudes da população são fundamentais para evitar risco de acidentes no Estado, principalmente no período de estiagem

qui, 23/05/2019 - 8h59 | Do Portal do Governo

Nos meses de abril e maio, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil promove as Oficinas Preparatórias para Operação Estiagem (OPOE) em todo o Estado de São Paulo. A iniciativa ocorre em parceria com o Corpo de Bombeiros, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Instituto Geológico (IG), Somar Meteorologia, Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e Polícia Ambiental.

Durante os treinamentos, a Defesa Civil Estadual aborda temas de interesse local para a construção de rede de prevenção de riscos e de desastres, ensinando os municípios a utilizar as ferramentas existentes: legislação aplicada à proteção e defesa civil, elaboração de plano de contingência, critérios para decretação de situação de anormalidade e solicitação de recursos às esferas estadual e federal e os critérios do Programa Município Verde Azul.

Ao todo, são 15 eventos no Estado. As instituições convidadas apresentam cenários de áreas de risco a fim de facilitar a identificação e monitoramento de áreas de escorregamento e inundação, bem como ferramentas de monitoramento de queimadas e previsões meteorológicas.

Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos pela Defesa Civil Estadual podem receber kits de estiagem, com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndios em cobertura vegetal.

Prevenção

As atitudes da população também são fundamentais para evitar os riscos ocasionados pelos incêndios florestais, principalmente neste período do ano, marcado pela estiagem. Por isso, não jogue cigarros ou fósforos acesos nas rodovias.

Não faça fogueira ou queimada perto da rede elétrica, em dias quentes ou com ventos fortes. Além disso, soltar, fabricar ou vender balões é crime e pode causar muitos acidentes.

Sem controle e com incidência sobre qualquer forma de vegetação, os incêndios florestais prejudicam a vegetação, causam a morte de animais silvestres, aumentam a poluição do ar, diminuem a fertilidade do solo, além de oferecer risco de queimaduras, acidentes com vítimas e causar problemas de saúde na população.