Governo de SP promove desfile de moda inclusiva

No evento, governador José Serra destacou outras ações do Estado voltadas para a pessoa com deficiência

ter, 09/06/2009 - 21h00 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo mantém uma preocupação especial com cidadãos com deficiência de qualquer natureza. Para despertar reflexão sobre o assunto, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – órgão criado por José Serra durante seu mandato – realizou nesta terça-feira, 9, um desfile dos finalistas do concurso Moda Inclusiva.

O evento aconteceu no Memorial da América Latina, na capital, com a presença do governador. Serra aproveitou o evento para destacar outros projetos do Governo para a pessoa com deficiência, como por exemplo a rede Lucy Montoro, que tem seis hospitais espalhados pelo País e enfatizou o pioneirismo da iniciativa, que segundo ele tem tudo para prosperar. “Este evento tem significado econômico para o mercado e para os profissionais envolvidos, mas sobretudo tem um significado para as pessoas com deficiência. A sociedade está olhando para elas”, disse Serra.

O concurso é uma iniciativa para estimular a criação de modelos de vestuário adaptados às necessidades das pessoas com deficiência. O objetivo é promover a discussão sobre como pensar e fazer moda que respeite a diversidade. Ao todo, 20 trabalhos concorrem e três deles sairão vencedores. Nos últimos anos, essa fatia de mercado vem crescendo na Europa e nos Estados Unidos. “Devemos trazer para cá esse exemplo de se tratar a todos, independentemente das diferenças, de maneira igualitária”, afirmou a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Battistella.

Cada estudante poderia inscrever até três trabalhos. A seleção dos finalistas foi baseada na criatividade dos alunos e na adequação das peças ao público-alvo. Além de incentivar a criatividade dos estudantes, a disputa promove a Responsabilidade Social e colabora para o aumento da auto-estima das pessoas com deficiência.

As premiações incluem estágio remunerado em uma empresa parceira do evento, livre acesso no evento Pense Moda e credenciais para a São Paulo Fashion Week (SPFW).

O comércio de roupas para pessoas com deficiência ainda é pouco explorado no Brasil, mas tem potencial para se tornar um novo e expressivo segmento. No Brasil, existem 24,6 milhões de pessoas com deficiência. Somente no Estado de São Paulo, são cerca de 4,2 milhões – 17% do total do país. “Trata-se de um mercado consumidor bastante representativo, que qualquer segmento gostaria de ter”, disse Linamara.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.