Governo de SP promove ações na Parada do Orgulho LGBT

"Sem Homofobia, Mais Cidadania - Pela Isonomia dos Direitos!" foi o tema deste ano

dom, 14/06/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

Atualizada às 16h

As Secretarias da Saúde e da Justiça e da Defesa da Cidadania, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e organizações da sociedade civil, promoveram uma série de ações voltadas à 13ª Parada do Orgulho LGBT, que acontece neste domingo, 14.

Desde a última quinta, 11, a Saúde está distribuindo um milhão de preservativos, em uma ação voltada à prevenção contra o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Entre os dias 8, 9 e 10, ainda foram feitos testes rápidos para o diagnóstico do HIV no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.

Também foram espalhadas tendas de prevenção em diversos pontos da cidade. Elas também contam com distribuição de preservativos e fornecem material com orientações de prevenção ao HIV. 

“A prevenção é a mais forte arma contra doenças sexualmente transmissíveis e o diagnóstico precoce do HIV e das DST’s é muito importante para que o tratamento tenha eficácia, evitando complicações e assegurando maior qualidade de vida às pessoas infectadas”, explica a diretora do Programa Estadual, Maria Clara Gianna.

No Estado de São Paulo também estão sendo realizadas atividades referentes às comemorações do Orgulho LGBT em Campinas, Santo André, Piracicaba, Ribeirão Preto, Avaré, Guarulhos, Bebedouro, São José do Rio Preto, Catanduva, entre outras cidades.

Caminhada
Realizada desde 2003 e sempre no sábado que antecede à Parada, a Caminhada Lésbica e Bissexual teve mais uma edição no sábado, 13. A ação teve como objetivo romper a invisibilidade que lésbicas e mulheres bissexuais estão sujeitas nos espaços de poder, denunciar condutas machistas, além de afirmar o direito de uma mulher amar livremente outra mulher.

“Tais eventos ampliam as discussões em torno da diversidade sexual, consolidando espaços adequados para a afirmação da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”, afirma o coordenador de Políticas para Diversidade Sexual de São Paulo, Dimitri Sales.

Durante toda a semana do Orgulho LGBT, o Cine Bombril, também no Conjunto Nacional, exibiu o vídeo documentário “Um Lugar para Beijar”. O documentário, dirigido pela jornalista Neide Duarte, tem 30 minutos de duração e mostra o universo gay na cidade de São Paulo.

Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio da Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual, apoiou a realização das atividades que compõem o Mês do Orgulho LGBT da Cidade de São Paulo.

Criada em fevereiro de 2009, a Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual do Estado de São Paulo tem como principal atribuição defender os direitos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. O órgão também promove, elabora, coordena, desenvolve e acompanha programas, projetos e atividades destinadas à promoção da cidadania LGBT e ao respeito à orientação sexual e identidade de gênero de cada cidadão.

A população tem à disposição também o Comitê Intersecretarial de Defesa da Diversidade Sexual, composto por representantes de diversas secretarias estaduais, com a função de auxiliar a elaboração e realização das iniciativas da Coordenação.

Metrô

Para atender à demanda de passageiros que estão se deslocando para as regiões da avenida Paulista e Praça da República, o Metrô aumentou a quantidade de trens na Linha 2-Verde: oito trens em circulação pela manhã, 12 no período da tarde e oito à noite. O contingente vai realizar 615 viagens – um aumento de 160 voltas em relação a um domingo normal.

O Metrô também montou uma estratégia de segurança com reforço no número de funcionários nas estações de maior movimento. Para orientar o público, a instituição espalhou cartazes nas estações e está emitindo mensagens sonoras específicas para o evento.

A estação República está com os acessos Ipiranga e Praça fechados das 12h até o final da Parada LGBT. O Metrô recomenda ainda que os usuários deem preferência para as estações Consolação e Brigadeiro, que oferecem mais conforto no embarque e desembarque.

Serviço

13ª Parada do orgulho LGBT
14 de junho de 2009, a partir das 10h
Avenida Paulista