Governo de SP prestigia a passagem do Comando Geral da PM

Coronel Cássio Araújo de Freitas assume o comando em substituição ao coronel Ronaldo Miguel Vieira

sex, 03/02/2023 - 15h20 | Do Portal do Governo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, esteve nesta manhã (3) na cerimônia de passagem do Comando Geral da Polícia Militar. A ocasião marcou a posse do coronel Cássio Araújo de Freitas, que assume em substituição ao coronel Ronaldo Miguel Vieira. O evento aconteceu na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), zona norte da capital, e contou também com a presença do Secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite.

Cerimônia de passagem do cargo de Comandante Geral da Polícia Militar ao Coronel PM Cássio Araújo de Freitas.

“Celebramos aqui uma passagem de comando, uma passagem de bastão. E, como tudo na vida pública, é como se fosse uma corrida de revezamento. Alguém nos passa o bastão e a gente vai correr o melhor que podemos para passar esse bastão numa situação melhor do que recebemos. E a Polícia Militar faz isso há 191 anos com excelência. E quando a gente investiga os motivos dessa excelência o que eu sempre percebo é motivação, entusiasmo, comprometimento com o serviço toda vez que visito alguma guarnição “, enalteceu o governador., que abriu seu discurso definindo a PM de São Paulo com excelente.

O coronel Cássio ingressou na Instituição em 1990 e foi promovido a coronel em 2020. Atuou em tropas especiais e operacionais, e já recebeu 27 medalhas e condecorações pelo excelente desempenho em cada função que assumiu na segurança pública paulista.

Ao longo da trajetória na PM, o oficial esteve à frente dos comandos do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPAmb), 5º Batalhão de Choque de São Paulo (BPChq), Comando de Policiamento de Área Metropolitana 3 (CPA/M 3) e Comando de Policiamento do Interior-6 (CPI-6). O último posto ocupado pelo coronel Cássio foi o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), responsável pelo policiamento ostensivo da Região Metropolitana de São Paulo.

O subcomando-geral da instituição ficou a cargo do coronel José Alexander de Albuquerque Freixo, que comandava o Comando de Aviação (CAvPM).

Durante o evento também houve a inauguração dos retratos do Cel Ronaldo e Cel Nery, eternos Comandante e Subcomandante da PM.