Governo de SP participa do aniversário de 52 anos da Rota

Evento também homenageou personalidades civis e militares e instituições públicas e privadas que contribuíram com as atividades da Rota

sex, 14/10/2022 - 12h15 | Do Portal do Governo

O governador Rodrigo Garcia recebeu nesta sexta-feira (14), na capital, a medalha “Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota)” em comemoração ao aniversário de 52 anos de criação da Rota, referência no policiamento tático em todo o estado. A solenidade aconteceu na sede do 1º Batalhão de Polícia de Choque do Estado de São Paulo.

“É uma alegria estar aqui neste pátio sagrado da Rota, em uma solenidade muito importante, que reconhece aqueles que ajudam as forças de segurança pública de São Paulo. É uma alegria receber a medalha Tobias de Aguiar no dia de hoje, porque eu sei do significado dela. Rota significa menos bandido na rua, menos drogas nas ruas e mais segurança às famílias de São Paulo”, disse Rodrigo Garcia.

O evento também homenageou com medalhas personalidades civis e militares, assim como instituições públicas e privadas que tenham contribuído, apoiado e valorizado, de algum modo, as atividades da Rota ou prestado serviços relevantes ao Estado de São Paulo e à população paulista.

O 1º Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq) da Polícia Militar paulista foi criado em 15 de outubro de 1970. Atualmente, a Rota possui quatro companhias e o batalhão conta com 541 PMs, com apoio de 120 viaturas.

Além da entrega de medalhas, o evento inaugurou ainda o retrato do Coronel Coutinho em homenagem aos comandantes que passaram pela Rota e são reconhecidos pelo exemplo de eficiência, eficácia e dignidade. Esta homenagem é uma forma de eternizar, na unidade, o agradecimento por todo o trabalho prestado.

O Coronel José Augusto Coutinho serviu a Rota de maio de 2020 até maio de 2022, e agora está responsável pelo Comando de Policiamento de Choque (CPChq), além também ter serivido ao 3º BPM/M (Terceiro Batalhão de Polícia Militar Metropolitano), APMBB (Academia de Polícia Militar do Barro Branco), e 4º BPBhq (Quarto Batalhão de Polícia de Choque – Operações Especiais) e outros.