Governo de SP participa de evento da UNESCO em Santos sobre economia criativa

Expo Creative Cities conta com estandes das secretarias de Cultura e Turismo

seg, 18/07/2022 - 13h01 | Do Portal do Governo

O governador Rodrigo Garcia participou nesta segunda-feira (18) da cerimônia de abertura da Expo Creative Cities, evento da UNESCO que promove a economia criativa e cria uma rede de cidades integradas para o desenvolvimento da criatividade. O evento, que ocorre entre os dias 18 e 22 de julho no Centro de Convenções de Santos, contará com estandes das secretarias de Cultura e Turismo.

“Estamos hoje recebendo cidades do Brasil e do mundo todo para compartilhar experiências, para poder trocar impressões e principalmente para estabelecer os passos e os pactos para o futuro da economia criativa do Brasil e em todo o mundo. Não tenho dúvida de que todos nós estamos aqui porque reconhecemos a economia criativa como um instrumento de transformação e de empregabilidade para o futuro das nações e também do nosso país”, disse Rodrigo Garcia.

O estande da Secretaria de Turismo (Setur-SP), montado em uma área de 679m², contará com o apoio de representantes de 21 municípios do estado, que promoverão atrativos das regiões turísticas de Águas Sertanejas, Cavernas da Mata Atlântica, Circuito das Águas, Litoral Norte, Costa da Mata Atlântica, Lagamar, Roteiro dos Bandeirantes, Serra do Itaqueri e de Mananciais, Arte, Aventura e Negócios. Durante todos os dias do evento, a Setur realizará degustações para o público por meio do programa Rotas Gastronômicas, iniciativa que mapeou empreendedores em diversos municípios paulistas e que já foi responsável por promover mais de 140 restaurantes e produtores locais. Também haverá a presença de artesãos da Baixada Santista e Capital, que irão interagir com os visitantes e apresentarão um pouco do artesanato típico do interior paulista.

No estande da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de SP serão divulgados os programas do Governo de São Paulo que impulsionam as artes, a cultura e a economia criativa no Estado: ProAC, Juntos pela Cultura, Projeto Guri, Oficinas Culturais, Fábricas de Cultura 4.0, CriativeSP, BibliOn, #CulturaEmCasa.

Além do estande, a secretaria irá promover uma série de atividades paralelas, como apresentações de artistas beneficiados pelos equipamentos culturais estaduais. Na quarta-feira (20), das 9h às 11h, haverá a apresentação do Cria SP – Cidades Criativas como estratégia de desenvolvimento. Essa é uma das linhas do programa Juntos pela Cultura, que tem um viés municipalista e busca potencializar o setor cultural e de economia criativa do Estado, por meio de chamadas públicas para os municípios. O objetivo do Cria SP é estimular os municípios selecionados por meio de chamadas públicas, com mentoria especializada para a elaboração de um plano de desenvolvimento participativo de economia criativa, com ações locais que levem em consideração as estratégias e as políticas de desenvolvimento cultural, criativo, econômico e de regeneração urbana, além de dar suporte à gestão municipal para a futura estruturação de eventual candidatura do município à Rede de Cidades Criativas da UNESCO.