Governo de SP participa de ações da Parada do Orgulho LGBT

Tendas de prevenções contra HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis estarão presentes nos eventos da capital

qua, 10/06/2009 - 18h30 | Do Portal do Governo

Atualizada em 12/06 às 15:40

Nos dias que antecedem a 13ª Parada do Orgulho LGBT, marcada para o dia 14 de junho, as Secretarias da Saúde e da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e organizações da sociedade civil, participam de uma série de ações. Este ano, Parada traz o tema “Sem Homofobia, Mais Cidadania – Pela Isonomia dos Direitos!”.

A Saúde fará ações voltadas à prevenção contra o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Um milhão de preservativos serão distribuídos. Nos dias 8, 9 e 10, ela já promoveu testes rápidos para o diagnóstico do HIV no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.

Também serão espalhadas tendas de prevenção em diversos pontos da cidade durante a semana. Serão distribuídos preservativos e material informativo com orientações para prevenção ao HIV.

No dia 13 de junho, das 12h às 18h, também haverá tendas no Largo do Arouche, e no Gay Day, promovido no parque de diversões Playcenter.

Também no dia 13, acontece a Caminhada Lésbica e Bissexual, realizada desde 2003, sempre no sábado que antecede à Parada. A iniciativa busca o rompimento da invisibilidade que lésbicas e mulheres bissexuais estão sujeitas nos espaços de poder, denúncias das condutas machistas, além de afirmar o direito de uma mulher amar livremente outra mulher.

“Tais eventos ampliam as discussões em torno da diversidade sexual, consolidando espaços adequados para a afirmação da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”, afirma o coordenador de Políticas para Diversidade Sexual de São Paulo, Dimitri Sales.

No Estado de São Paulo, serão realizadas atividades referentes às comemorações do Orgulho LGBT em Campinas, Santo André, Piracicaba, Ribeirão Preto, Avaré, Guarulhos, Bebedouro, São José do Rio Preto, Catanduva, entre outras cidades.

“A prevenção é a mais forte arma contra doenças sexualmente transmissíveis e o diagnóstico precoce do HIV e das DST’s é muito importante para que o tratamento tenha eficácia, evitando complicações e assegurando maior qualidade de vida às pessoas infectadas”, explica a diretora do Programa Estadual, Maria Clara Gianna.

Durante toda a semana do Orgulho LGBT, o Cine Bombril, também no Conjunto Nacional, exibirá o vídeo documentário “Um Lugar para Beijar”. O documentário, dirigido pela jornalista Neide Duarte, tem 30 minutos de duração e mostra o universo gay na cidade de São Paulo.

Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio da Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual, apoiará a realização das atividades que compõem o Mês do Orgulho LGBT da Cidade de São Paulo.

Criada em fevereiro de 2009, a Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual do Estado de São Paulo tem como principal atribuição defender os direitos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. O órgão também promove, elabora, coordena, desenvolve e acompanha programas, projetos e atividades destinadas à promoção da cidadania LGBT e ao respeito à orientação sexual e identidade de gênero de cada cidadão.

A população tem à disposição também o Comitê Intersecretarial de Defesa da Diversidade Sexual, composto por representantes de diversas secretarias estaduais, com a função de auxiliar a elaboração e realização das iniciativas da Coordenação.

Metrô

Para atender à demanda de passageiros que vão se descolar para as regiões da avenida Paulista e Praça da República, o Metrô vai aumentar a quantidade de trens na Linha 2-Verde. Serão oito trens em circulação pela manhã, 12 no período da tarde e oito à noite. O contingente vai realizar 615 viagens – um aumento de 160 voltas em relação a um domingo normal.

O Metrô também vai montar uma estratégia de segurança. Haverá reforço no número de funcionários nas estações de maior movimento. Para orientar o público, a instituição vai espalhar cartazes nas estações e emitir mensagens sonoras específicas para o evento.

A estação República terá os acessos Ipiranga e Praça fechados das 12h até o final da Parada GLBT. O Metrô recomenda ainda que os usuários dêem preferência para as estações Consolação e Brigadeiro que oferecem mais conforto no embarque e desembarque.

Serviço

9ª Feira Cultural LGBT
11 de junho de 2009, das 10h às 18horas
Vale do Anhangabaú

Tenda de prevenção no Largo do Arouche
13 de junho, das 12h às 18h
Largo do Arouche

9º Gay Day
13 de junho, das 12h às 18h
Playcenter (Rua José Gomes Falcão, 20)

VII Caminhada Lésbica e Bissexual de São Paulo
13 de junho de 2009
Av. Paulista

13ª Parada do orgulho LGBT
14 de junho de 2009, a partir das 10h
Avenida Paulista