Governo de SP orienta moradores da Baixada Santista sobre antecipação de benefícios

Iniciativa para habitantes de cidades da região é conduzida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social

qui, 05/03/2020 - 11h16 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Desenvolvimento Regional

Em virtude do forte temporal ocorrido na Baixada Santista, que provocou deslizamentos de terra nos morros das cidades de Santos, Guarujá e São Vicente na madrugada desta terça-feira (3), a Secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, convocou uma reunião no Gabinete de Crise, no Guarujá, com o secretariado das nove cidades da região.

A ação teve o objetivo de fornecer orientações sobre antecipação de benefícios de programas sociais federais, além de esclarecer como os municípios devem solicitar antecipação de recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS).

Na reunião, foram debatidas as iniciativas realizadas pelas secretarias municipais, mobilizando e direcionando os esforços e recursos arrecadados entre cada cidade, de acordo com as particularidades de cada uma. Além disso, a Coordenadora de Desenvolvimento Social, Simone Malandrino, reforçou as diretrizes do Programa AcolheSP, desenvolvido pela pasta especificamente para situações de emergências e calamidade pública.

“As famílias que foram obrigadas a deixar suas residências na Baixada Santista por conta dos deslizamentos de terra estão sendo acolhidas em equipamentos municipais como escolas e centros de assistência social”, salientou o Governador João Doria.

“Depois das intensas chuvas de 2018, não poderíamos deixar o cenário se repetir sem preparar a Secretaria para acolher e atender prontamente os municípios nessas situações”, destacou Célia Parnes. “Nossa coordenadora, Simone Malandrino assumiu o compromisso e em menos de um ano implementou o AcolheSP, que, em parceria com a Defesa Civil, integra a assistência social exatamente nos pontos de apoio, acolhimento e cuidado”, acrescentou a Secretária.

Assistência social

A viagem ao Guarujá contou ainda com uma visita ao abrigo temporário montado na Escola Municipal Dirce Valério, onde também foram entregues 500 kits de higiene pessoal (shampoo, condicionador e sabonete líquido).

“Estar no Guarujá, neste momento, com os nove gestores da assistência social dos municípios afetados alinha todo o esforço do Governo do Estado junto às vítimas dos desabamentos, deslizamentos e alagamentos. O programa AcolheSP, do Governo de São Paulo, permite que os beneficiários do Bolsa Família e Benefício de Proteção Continuada adiantem as parcelas a que são elegíveis desses programas, e que os municípios possam adiantar parcelas do Fundo Estadual de Assistência Social neste momento de crise”, finalizou Célia Parnes.

DownloadDivulgação/Desenvolvimento Regional