Governo de SP mais que duplica vagas nas Etecs da região de Campinas

Centro Paula Souza passa a administrar 186 Etecs em 141 cidades paulistas

sex, 09/04/2010 - 7h48 | Do Portal do Governo

(atualizado 12h15)

O governador Alberto Goldman entregou oficialmente nesta sexta-feira, 9, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Aguaí, na região de Campinas. Em pouco mais de três anos, o Governo de São Paulo mais que duplicou o número de vagas nas Etecs da região – de 6.117 em 2006 para 14.621 no primeiro semestre de 2010.

A nova Etec, que tem 120 alunos matriculados, iniciou suas atividades no segundo semestre de 2009 oferecendo 40 vagas para o curso técnico de Segurança do Trabalho. Em 2010, foi implantado o Ensino Médio no período da manhã. A novidade para o próximo semestre será a oferta do curso de Meio Ambiente.

Coube à Prefeitura a reforma e a adequação do prédio da unidade que tem seis salas de aula e cinco laboratórios – física/biologia/química, análises físico-químicas, análises microbiológicas, segurança do trabalho e informática com 20 computadores. O valor do investimento inicial do Governo do Estado na Etec, em mobiliário e equipamentos, foi de R$ 210 mil. “As escolas técnicas instaladas em todo o Estado permitem que a gente atraia investimentos fundamentais para gerar emprego e renda e poder melhorar a vida das pessoas”, ressaltou Goldman.

Das 32 Etecs da Região Administrativa de Campinas, 9 integram o Plano de Expansão da Educação Profissional: Aguaí, Campo Limpo Paulista, Itapira, Mogi Guaçu, Monte Mor, Nova Odessa, Piracicaba, São Pedro e Vargem Grande do Sul. “Nós tínhamos 23 Etecs, na região de Campinas, estamos com 32 e vamos chegar a 33 com a de Jaguariúna. É uma educação fundamental para o desenvolvimento de qualquer região do Estado. Sem a escola técnica, sem você ter uma formação de mão-de-obra qualificada as empresas não se instalam”, disse o governador.

Nesta semana, Alberto Goldman assinou o decreto de criação de mais três Etecs, localizadas nos municípios de Mairinque, Santa Rosa do Viterbo e São Pedro. Com as novas unidades, o Centro Paula Souza passa a administrar 186 Etecs, distribuídas em 141 cidades paulistas.

Empregabilidade

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Vestibulinho

As inscrições para o vestibulinho das Etecs começam dia 30 de abril e vão até 21 de maio. A prova será realizada no dia 13 de junho. O calendário completo para o processo seletivo do 2º semestre de 2010 está disponível no site www.vestibulinhoetec.com.br.

Do Centro Paula Souza