Governo de SP lança centro de tecnologia móvel para levar inovação à comunidade escolar

Entrega aconteceu nesta quarta (8) no Palácio dos Bandeirantes; capacidade é de 360 pessoas atendidas por dia

qua, 08/12/2021 - 14h13 | Do Portal do Governo

O Governo de SP anunciou, nesta quarta-feira (8), no Palácio dos Bandeirantes, a entrega da carreta ‘CIEBP Presente’ para a comunidade escolar de todo estado de São Paulo. A unidade móvel do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP) atenderá, de forma itinerante, regiões que ainda não foram contempladas por uma unidade fixa do centro.

“Os alunos que terão acesso a esta carreta poderão utilizar tecnologia de ponta para desenvolver projetos de robótica e jogos digitais, entre outras atividades ligadas à inovação científica. Até abril do próximo ano, serão inaugurados mais 22 centros de inovação fixos em todas as regiões do estado, com o propósito de democratizar o acesso à tecnologia e inovação”, disse Doria.

O ‘CIEBP Presente’ conta com os mesmos equipamentos de uma unidade fixa, mas, como o espaço na carreta é menor, foi projetado de uma forma especial e acolhedora para receber os professores e estudantes da região que estiver. A carreta de 11m x 4m, cedida pela Prodesp em regime de comodato, é um Centro de Inovação compacto, com copa, depósito e plataforma acessível para pessoas com mobilidade reduzida. Além do espaço interno, o mobiliário também permite a utilização da área externa para realizar as atividades em dias que as condições climáticas estiverem favoráveis.

“O acesso a todas trilhas formativas de tecnologia e inovação do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP) vai estar mais perto dos estudantes do estado de São Paulo com a chegada da carreta CIEBP Presente”, afirmou Rossieli Soares, Secretário Estadual da Educação de São Paulo.

Em parceria com as prefeituras, a proposta é levar o equipamento para um espaço público onde os estudantes e professores possam fazer desde a idealização de projetos até o trabalho com cultura maker, robótica e cultura digital.

“Todas as 18 trilhas formativas que são oferecidas nos Centros de Inovação físicos também poderão ser realizadas na unidade móvel. Para tanto, uma equipe de cinco pessoas do CIEBP vai conduzir as atividades presenciais”, explicou Débora Garofalo, coordenadora do CIEBP. “Um projeto deste porte é pioneiro no País, além disso, complementa e fortalece a política pública do CIEBP de democratizar o acesso à tecnologia e inovação”, destacou.

A ideia é que o ‘CIEBP Presente’ fique um mês em cada cidade para que os estudantes e professores da região possam conhecer. A capacidade de atendimento é de 360 estudantes e professores por dia e cerca de 6,4 mil estudantes por mês. Serão cinco professores especializados no atendimento.

Foram investidos mais de R$ 222 mil em equipamentos e outros materiais para a ambientação do espaço. Após a entrega, a carreta segue para a cidade de Miracatu, onde ficará estacionada por cerca de 45 dias, seguindo para outras localidades do Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e outras regiões do interior do estado.

A unidade móvel contará com:

  • ‘Estúdio CMSP’, dotado de câmeras, tablets e materiais de áudio, com foco na Cultura Digital;
  • ‘Hub de Inovação’, um espaço destinado ao empreendedorismo e EDTechs, de forma itinerante;
  • Espaço de ‘Programação Descomplicada’, com foco na Cultura Maker e na aprendizagem criativa;
  • Espaços de ‘Robótica e Modelagem’ e de ‘Prototipagem e Fabricação Digital’, para a democratização do trabalho com robótica, programação e na construção de trabalhos com o uso de cortadora a laser e impressora 3D de última tecnologia.

O ‘CIEBP Presente’ também integra a tríade de inovação da Seduc, que tem como premissa os novos componentes do programa Inova Educação como Tecnologia e Inovação; Cultural, com o Movimento Inova, e de experimentação, com o Centro de Inovação. Até abril do próximo ano, serão inaugurados mais 22 centros, com mais uma unidade móvel.

O agendamento para as trilhas formativas acontece pela Secretaria Escolar Digital (SED) – https://sed.educacao.sp.gov.br -, assim como para os Centros de Inovação da capital e de Sorocaba.