Governo de SP já recebeu 2.360 respiradores para pacientes com coronavírus

Equipamentos são fundamentais para criação de novos leitos de UTI; Estado já dobrou número vagas para tratamento de COVID-19

seg, 15/06/2020 - 15h22 | Do Portal do Governo

Coletiva de imprensa com Área do Governo e Área da Saúde.

resumo em 3 tópicos

  • Aparelhos são um reforço importante no fortalecimento da rede hospitalar das mais diversas regiões do Estado
  • Respiradores são encaminhados a hospitais da rede estadual, municipal e filantrópicos
  • Secretaria de Estado da Saúde montou uma grande operação logística e técnica que inclui a montagem, testagem e calibragem dos equipamentos

O Governador João Doria anunciou, nesta segunda-feira (15), que o Governo de São Paulo já recebeu, desde o início da pandemia do coronavírus, um total de 2.360 respiradores para ampliar o atendimento às pessoas contaminadas. Os novos equipamentos possibilitaram a criação de novos leitos de UTI em todo estado, o que significa oferecer atendimento adequado e salvar vidas de pacientes em estado grave.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

“Cada respirador recebido significa um leito de UTI aberto em São Paulo. O Estado mais que dobrou o número de leitos de UTI. Tínhamos, antes da pandemia, 3.500 e agora temos 7.610 leitos de UTI. É um número recorde de unidades de terapia intensiva. Isso faz muita diferença no sistema de proteção preventiva e tratamento para a saúde dos brasileiros de São Paulo”, destacou o Governador João Doria.

O Governo do Estado recebeu, na última sexta-feira (12), 650 novos respiradores da Turquia. Esse é o terceiro lote de aparelhos turcos e completa a compra de um total de 1.500 unidades do modelo Biyovent. Além disso, o Estado já recebeu 860 ventiladores pulmonares entre os equipamentos importados da China, enviados pelo Ministério da Saúde e oriundos de doações feitas pela iniciativa privada.

Distribuição

Os respiradores são um reforço importante no fortalecimento da rede hospitalar das mais diversas regiões do Estado, incluindo capital, Região Metropolitana de São Paulo, litoral e interior. Desde o início da pandemia, a Secretaria de Saúde já entregou 1.567 respiradores, que foram distribuídos para unidades hospitalares de 62 municípios e também equipou 50 ambulâncias com suporte para pacientes graves.

Os respiradores são encaminhados a hospitais da rede estadual, municipal e filantrópicos que realizam atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O secretário de Saúde, José Henrique Germann, salientou que nesta segunda-feira (15) serão distribuídos mais 140 equipamentos, que fazem parte dos 650 do último lote vindo da Turquia.

Operação de testagem

A Secretaria de Estado da Saúde montou uma grande operação logística e técnica que inclui a montagem, testagem e calibragem dos equipamentos recebidos. A ação está sendo executadas pelas equipes de engenharia clínica do Hospital das Clínicas e da Secretaria Estadual e permite que os respiradores sejam entregues aos hospitais já em condições para uso imediato.