Governo de SP inicia a elaboração do Mapa do Desenvolvimento Social

Secretaria irá disponibilizar dados de cinco indicadores adotados para a avaliação da situação social do Estado

dom, 30/01/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

Uma comissão de técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) inicia na segunda-feira, 31, o processo de elaboração do Mapa do Desenvolvimento Social. O grupo de trabalho foi nomeado por uma resolução assinada pelo secretário Paulo Alexandre Barbosa, que fixou o prazo de 30 dias para a apresentação do projeto do mapa e do portal que irá veicular as informações.

Nos mapas georreferenciados estarão disponíveis dados de cinco indicadores adotados pela Seds para avaliar a situação social no Estado: Índice de Vulnerabilidade Social Familiar (IVSF), Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS), Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), Índice Futuridade (IF) e o Índice da Secretaria de Desenvolvimento Social (I-Seds).

“O nosso maior desafio será criar um mapa que tenha amplitude de informações e proporcione um diagnóstico preciso e de fácil compreensão da realidade social de cada um dos municípios paulistas. A democratização desses dados pela internet vai aumentar o controle do cidadão e melhorar a gestão dos municípios”, disse Barbosa.

O mapa também vai incluir dados do Pró-Social, sistema implantado pela Seds com o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Por meio de módulos, o dispositivo permite visualizar o perfil dos beneficiários e dos executores dos programas estaduais Ação Jovem e Renda Cidadão, além de contribuir na identificação da oferta e demanda de ações nos municípios.

Para este ano, o Pró-Social terá a versão atualizada para a inclusão de novos campos de informações. Serão desenvolvidas ferramentas para o envio de e-mails e mensagens para celular dos beneficiários dos programas estaduais. Cerca de 10 mil instituições, 1,6 milhão de famílias e 6 milhões de pessoas estão cadastradas no sistema.

Em fevereiro, a secretaria deverá assinar acordo de cooperação técnica com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O objetivo é garantir a integração do banco de dados do Pró-Social com o Cadastro Único (CadÚnico), onde estão inscritas mais de 1,1 milhão de pessoas atendidas pelo programa Bolsa Família, do governo federal.

Monitoramento

Barbosa já solicitou estudos para disponibilizar os Planos Municipais de Assistência Social (PMAS) no Mapa do Desenvolvimento Social. Pelo PMAS-web, as prefeituras já enviam à secretaria uma versão resumida do plano, elaborado a partir do formulário-padrão que pode ser acessado pela internet com o uso de senha.

O documento reúne dados sobre as prefeituras, fundos assistenciais, conselhos municipais, programas e rede de proteção social. Informa ainda sobre o cronograma de desembolso de recursos e o ranking das 10 maiores demandas sociais de cada um dos 645 municípios.

Da Secretaria de Desenvolvimento Social