Governo de SP incentiva criações sustentáveis de estudantes

São Paulo apresenta profissões do futuro para alunos de escola pública do interior

qui, 14/05/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

Desenvolver atividades econômicas sustentáveis, preservar o meio ambiente e ainda ganhar dinheiro com o negócio. Esse foi o principal assunto abordado por Xico Graziano, secretário do Meio Ambiente, a alunos de escola pública do interior de São Paulo. Ele indicou que carreiras como as engenharias florestal e ambiental e agronomia vão revolucionar o futuro da economia.

A crise econômica mundial e a escassez de recursos naturais verificada nas últimas décadas obrigaram a sociedade a buscar alternativas para reduzir os impactos ambientais. Segundo Graziano, vários negócios surgiram dessa necessidade, como as usinas de reciclagem e as novas tecnologias desenvolvidas para a colheita da cana-de-açúcar – que geralmente é feita manualmente após queimadas.

De acordo com o secretário, no geral, todas as profissões oferecem boas oportunidades. Mas se destacar no mercado de trabalho está restrito “àqueles que olham para a agenda da sustentabilidade”. Para Graziano, a construção de um mundo melhor só será possível se houver uma “mudança de mentalidade, com a criação de novos valores, principalmente pelas crianças e jovens, através da educação ambiental”.

O discurso do Secretário do Meio Ambiente foi realizado durante a abertura da “I Semana das Profissões” da Escola São José em Porto Feliz, cidade próxima a Sorocaba.

Da Secretaria do Meio Ambiente